Rede de proteção ao suicídio é discutida na “Vila dos Afetos”

Colaborou com o texto: Bruna Silva

Na última sexta-feira (29), a “Vila dos Afetos”, em Moreira César, recebeu uma palestra sobre criação de redes de proteção à depressão e ao suicídio. O momento foi viabilizado pela parceria da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba com o Fundo Social de Solidariedade.
A palestrante foi a psicóloga e professora universitária, Irma Moraes que buscou enfatizar os sinais de uma pessoa com quadro depressivo que pode culminar em suicídio. Com o tema Falar é o melhor remédio”, a intenção foi sensibilizar a população para a causa.
De acordo com os organizadores, o objetivo foi reunir os líderes religiosos e de bairros para que sejam criadas redes de apoios e identificação a depressão, além de promover o encaminhamento adequado ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial). É importante destacar que aqueles pacientes que são dependentes químicos deverão ser encaminhados ao Caps-AD.
O evento contou, ainda, com um plantão “Tira Dúvidas” com as psicólogas: Rebeca de Carvalho Rodrigues e Jenifer Silva Rodrigues, que atendem em Moreira César, no consultório “Humanamente Psicologia”.