Rede Municipal de Ensino continua com serviços de manutenção

Em 2017 e 2018, mais de 30 escolas ganharam reparos estruturais através de investimento público

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
“Como revelar respeito às crianças, aos educadores e às educadoras, à direção da escola, aos pais, às mães, à comunidade local, se as escolas vão se deteriorando dia a dia, ameaçando a saúde, a paz de todos, apesar da insistência com que as diretoras solicitam, durante meses, o indispensável reparo na escola?”. Paulo Freire escreveu esta indagação no livro “Educação na Cidade” após sua experiência na gestão da Secretaria de Educação de São Paulo, de 1989 a 1992. Inegavelmente, a estrutura física de uma instituição de ensino influencia a qualidade dos estudos. Por isso, a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba segue realizando ações de reparação pela cidade.
Casos como o telhado comprometido da Escola Municipal Rachel de Aguiar, da antiga Padre Zezinho e do Cmei – Centro Municipal de educação Infantil José Ildefonso foram preocupações durante todo o ano passado. De modo que, a repartição pública dedicou parte considerável dos recursos para a restauração das unidades municipais. Em 2017, mais de vinte escolas foram contempladas pelos serviços de manutenção.
“Quando iniciamos a gestão encontramos exatamente o mesmo cenário em nossas escolas e decidimos, desde então, que nosso foco também estaria no cuidado com a estrutura física de nossas escolas”, esclarece o professor Júlio Valle, secretário de Educação e Cultura do município.
Agora, em 2018, 14 escolas estão com trabalhos de reparo sendo concluídos por meio de um investimento de mais de R$6 milhões. Mais recentemente, as instituições alcançadas pelos esforços foram: Paulo Freire, Julieta Reale, Francisco de Assis, Odete Correa, Gilda Piorini e Jairo Monteiro.
“Começamos um movimento gigantesco de manutenção de escolas, em uma escala e proporção que a cidade jamais viu. No ano passado, cuidamos da rede elétrica e hidráulica, instalamos mantas térmicas, realizamos pintura, alvenaria e telhado em mais de vinte unidades que ofereciam riscos à proteção de todos que lá trabalham e estudam”, enumera o secretário. Além do mais, a demanda de revitalização escolar receberá a aplicação de mais R$2 milhões para os próximos trabalhos.

  • Pintura e troca de telhado são algumas das ações de restauração