Rede Municipal se prepara para receber as crianças

Na Rede Municipal de Pindamonhangaba o ano letivo de 2023 começa em 08 de fevereiro com muitas novidades e acolhimento para todos os estudantes do berçário, na Educação Infantil, ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Um ambiente de acolhida foi preparado por cada unidade escolar sob a liderança dos diretores. Os professores organizaram as salas de aula para que o estudante se sinta pertencente ao espaço escolar, também organizaram dinâmicas para favorecer a interação, assim como mensagens de boas-vindas, momentos de apresentação da escola para os estudantes novos, etc.

Para as crianças da Educação Infantil, em especial as bem pequenas, é um momento desafiador pois, na grande maioria das vezes, estão experimentando um espaço coletivo fora de casa pela primeira vez.

Durante as primeiras semanas, as equipes das creches e pré-escolas contam com o apoio dos adultos responsáveis como parceiros no processo de adaptação, para assim garantir que os primeiros dias na escola sejam especiais.
Vale lembrar que a experiência da adaptação é também para as famílias, então a despedida na porta da escola é fundamental para a adaptação. Sendo assim, que este momento seja carinhoso e demonstre segurança para a criança.

De acordo com a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Prolungatti, uma boa estratégia para auxiliar na adaptação da criança pequena é permitir que ela tenha objetos de apego ao alcance para diminuir o desconforto de estar longe dos responsáveis.

Cada unidade escolar preparou uma forma de manter a comunicação com a família, seja por meio de agenda ou ligações telefônicas. Então é importante que a família mantenha os dados atualizados para garantir uma efetiva comunicação nos momentos de necessidade”, destaca Elaine.

  • Divulgação