Registro Cultural : REGISTRO CULTURAL

Acadêmicas aniversariantes

E a coluna Registro Cultural registra os cumprimentos às aniversariantes membros da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras neste mês de janeiro, professoras, poetisas e escritoras: Elisabete Guimarães e Neila Cardoso. Bete Guimarães (atual presidente da APL) é titular da cadeira nº 34T, que tem como patrono o Dr. Mateus Marcondes Romeiro Neto, seu aniversário foi ontem (16); Neila (coordenadora de eventos APL), titular da cadeira nº 19T, patrono jornalista Mário Tavares, aniversariou no último dia 12. Parabéns às meninas acadêmicas.

Concurso de Trovas de Pindamonhangaba

O presidente da seção local da UBT – União Brasileira de Trovadores, José Valdez de Castro Moura, anuncia para o mês de fevereiro a divulgação do regulamento do XXVII Concurso Nacional/Internacional de Trovas de Pindamonhangaba. Este ano o concorrido certame da trova ( em 2016 tivemos participante até do Japão) completará 27 anos de realização. É uma das tradições culturais da cidade que sempre conta com apoio das administrações municipais em sua realização.

Parabéns ao poeta da eternidade

Janeiro também nos traz a lembrança de um premiadíssimo sonetista e trovador, Ernesto Tavares de Souza. Estimado por todos, era aniversariante do dia 15 de janeiro, estivesse entre nós completaria 78 anos (partiu no dia 19 de julho de 2004). Nossa gratidão ao Ernesto por tudo que fez em prol da nossa Academia de Letras, ocupava a cadeira nº 25 de membros titulares, e da seção local da UBT- União Brasileira de Trovadores. Recordamos aqui a primeira estrofe do soneto que Ernesto compôs quando desencarnou outro inesquecível companheiro de APL, o jornalista Anibal Leite de Abreu, em 1996, versos que servem também para nos reconfortar ante a partida de seu próprio autor:

Saraus da Academia de Letras

Dentro de seu objetivo de propagar a arte e a cultura, em 2016 a APL promoveu diversos saraus. Foram eventos harmoniosos com poesia, declamação e leitura de trabalhos literários animados por agradáveis apresentações musicais. O último sarau de 2016, ocorrido na sede da OAB – Pindamonhangaba , foi o denominado ‘Sarau da Liberdade’. Evento que, segundo a direção da APL, “teve a pretensão de celebrar o inalienável direito à liberdade através da apresentação de textos poéticos, lidos ou declamados, com a participação de todos os cultores da poesia”.
Os saraus da Academia de Letras são abertos a todos os interessados em participar ou apenas assistir às declamações e leituras dos amantes da poesia.

Imagens: Divulgação |Arquivo TN
  • Ernesto, poeta trovador e amigo sincero
  • José Valdez, presidente da UBT-Pinda
  • Bete e Neila