Relembrando a Pinda antiga: As melhorias ocorridas na década de 30

Nesta edição, concluimos as lembranças referentes às melhorias verificadas na Pindamonhangaba em 1935, no governo municipal do prefeito José da Silva Andrade, divulgadas à população pelo jornal A Cidade. Além do assentamento de paralelepípedos nas principais vias da cidade, serviços de aterro, apedregulhamentos de estradas, instalação de meio-fio e tubos para águas pluviais, reparação de leitos carroçáveis e construção de pontes, naquelas melhorias também se foram feitos reparos na linha adutora, serviços de iluminação e outros.

Linha adutora

A linha adutora de abastecimento da cidade com água da serra da Mantiqueira (manancial do Trabiju), teve todo o seu percurso percorrido com o objetivo de localizar danos na tubulação e providenciar a reparação.
Em relatório, apresentado à Prefeitura em data de 15 de dezembro de 1934, o encarregado da Repartição de Obras Públicas Águas e Esgotos comunicava que durante o trabalho de verificação do encanamento haviam sido detectados 11 defeitos. Constava no relatório que tinham feito “levantamentos de 25 metros de tubos de 6 polegadas sobre pilastras, em terreno de brejo, a fim de evitar que estes continuassem sujeitos a estragos e como antes, mergulhados no lodo”. O relator informava ainda a construção de duas pontes na represa e limpeza em toda a linha adutora.
A maioria dos serviços efetuados ocorreu em locais montanhosos, “não se relacionando, pois, tais defeitos, com as ramificações compreendidas na cidade”, complementava o encarregado da Repartição de Obras Públicas.

Iluminação

Em sua matéria, o redator de A Cidade destacava outros serviços em andamento: o aplainamento de um terreno localizado atrás da praça da Cascata (praça Monsenhor Marcondes), com a finalidade de transformá-lo em um canteiro, melhoramento que daria um aspecto melhor àquele jardim público; a iluminação do Jardim da Estação, a praça Barão Homem de Mello.
No Jardim da Estação seriam instalados seis postes com duas lâmpadas cada um. A melhoria na iluminação se estenderia à rua Dr. Fortunato Moreira, onde seriam instaladas mais quatro lâmpadas. Os serviços seriam realizados pela Companhia Força e Luz.

Previsão de mais obras

Verbas para mais obras públicas eram anunciadas, como a reforma da calçada Grupo Escolar Dr. Alfredo Pujol; consertos do prédio da Cadeia Pública e Fórum , reconstrução da ponte sobre o rio Tapanhon etc.
Ficava também registrado, que além das obras maiores a Prefeitura havia realizado outros pequenos serviços e entre estes, era digno de nota o das carrocinhas para a apreensão de cães vadios, “a fim de evitar a matança dos mesmos nas ruas”. (E pensar que naquele tempo exterminavam os animais na própria rua. Imaginamos que a cena cruel era presenciada pelos munícipes e entre eles, talvez, crianças que se assustavam com tal ato de violência).
Concluindo a matéria, vinha o reconhecimento do jornal pela atuação da administração municipal que já teria feito muito por Pindamonhangaba e se ainda muito lhe restava a fazer, estaria disposta a prosseguir sem esmorecimento, “não pretendendo descansar enquanto tiver conseguido colocá-la em igualdade de condições das cidades vizinhas”, acreditava o redator.
Na opinião daquele semanário o objetivo seria alcançado se a Prefeitura continuasse contando com o apoio da população e do Governo do Estado. O governador de São Paulo era Armando de Sales Oliveira (interventor de 21/8/1933 a 11/4/1935, e governador de 11/41935 a 29/12/1936).
Fonte de pesquisa: exemplar do extinto semanário local ‘A Cidade’ (edição de 18/8/1935).

Imagens: Arquivo
  • Aspecto da rua Marechal Deodoro de antigamente