História : Relendo a edição de Um Século do jornal Tribuna do Norte

Em 11 de junho de 1982 a Tribuna foi às bancas com 36 páginas dedicadas ao resgate de sua memória e também de Pindamonhangaba. Na edição, que há quase quatro décadas vem servindo de interessante fonte de pesquisas, os assuntos foram os seguintes:
Página 1: “João Romeiro – o jornalista e político”, artigo de um de seus netos, o Dr. Matheus Romeiro; “O editorial do século”, editorial escrito pelo presidente da Fundação Dr. João Romeiro, mantenedora do jornal, Dr. Francisco Piorino Filho; Poema jubilar no Centenário a Tribuna do Norte”, poema de José Geraldo Nogueira Moutinho (membro da Academia Paulista de Letras); programa com a relação dos eventos festivos que se realizariam em comemoração aos 100 anos da Tribuna.
Página 2: “Ao tempo da fundação de ‘Tribuna’”, apontamentos históricos de autoria do historiador, Dr. Waldomiro Benedito de Abreu; “O primeiro editorial – Uma página de civismo”, artigo não assinado referindo-se ainda ao editorial que saíra na edição nº 1.
Página 3: “Sinopse do nº1 da Tribuna do Norte”, relação dos assuntos, matérias publicadas nas quatro páginas da edição nº1; descrição página por página; “Letra por Letra”, artigo de Welton Cypriano de Oliveira, filho de Argemiro Cypriano de Oliveira, explicando como se processava cada fase de trabalho, desde a composição, impressão até a remessa da Tribuna aos leitores (no mesmo artigo, relação de gráficos que haviam passado pelo jornal e outros que ainda permaneciam na Tribuna).
Páginas 4 e 5: Principais assuntos (1882 a 1900), relação dos principais assunto publicados nas edições da Tribuna da época de sua fundação até o ano de 1900, identificando o ano, número da edição, número da página e data.
Página 6: “Homens que fizeram a Tribuna”, trabalho organizado por Aníbal Leite de Abreu em lembrança a algumas pessoas que haviam passado pela Tribuna e deixado importante contribuição na sua caminhada rumo à data centenária; “Tribuna do Norte”. Um pouco da história e uma relação de gráficos que tinham passado pelo jornal. Artigo assinado por Argemiro Cypriano.
Página 7: Mensagem de um anunciante, parabenizando o jornal pela data.
Página 8: “Os Romeiros na tradição pindense”. Artigo assinado pelo Dr. José Santos com dados biográficos sobre os membros da família Romeiro que se dedicaram à medicina; “Um pindense na guerra de 14”. Dados sobre o pin professor Mario Bulcão Giudice (autor não identificado no texto); “João Gomes de Araújo – o nosso artista maior”. Artigo compilado de O estado de São Paulo, 9/9/1943.
Página 9: “Participação de Pindamonhangaba na Revolução de 1932”. Artigo da escritora Hilda César Marcondes da Silva, ilustrado com várias fotos, falando dos pindamonhangabenses que haviam lutado por São Paulo na Revolução Constitucionalista.
Página 10: “César Salgado, o promotor das Américas”, artigo do historiador José Luiz Pasin sobre o advogado pindamonhangabense que ficara conhecido como “Promotor das Américas”, no congresso internacional realizado no Panama; “Yassuda – um pioneiro”, nota sobre Ryoiti Yassuda, precursor da imigração japonesa no Brasil; “Recordações a Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba”, ambos os artigos sem identificação do autor.
Página 11: “A Sociedade de São Vicente de Paulo”, histórico da instituição católica que deu origem ao Lar de Velhos São Vicente de Paulo, texto sem nome do autor; “A vovó Tribuna do Norte”, alguns dados sobre a história da Tribuna de autoria de um de seus diretores, o jornalista Mário Jacinto da Silva; “A festa do Corpo de Deus”, histórico, autor não identificado.
Página 12: “Resenha Histórica do Grupo Escolar Dr. Alfredo Pujol”, assinada pelo diretor da escola, José Benedito Salgado; ”A inauguração do prédio do Grupo Escolar”, transcrição da ata inaugural da escola Dr. Alfredo Pujol.
Página 13: “Um pouco do Externato São José”, texto sem identificação do autor; “Feira de Ciências de Pindamonhangaba inspirou muitas reflexões”, artigo transcrito da Folha de São Paulo referente ao evento realizado no, naquele tempo, Instituto de Educação João Gomes de Araújo.
Página 14: “Aos Formandos de 1959 do CEEN João Gomes de Araújo”, artigo do professor José Wadie Milad em homenagem a seus alunos; “O Padre Nosso”, comentário do professor Lauro Silva; “Número de estabelecimentos de Pindamonhangaba – 1887”, nota retirada da Tribuna de 7/8/1887; “João Martins de Almeida – o versátil”, quatro crônicas de João Martins de Almeida transcritas de sua obra “Vultos de Pindamonhangaba, edição de 1957.
Página15: Dedicada à mensagem de um anunciante em homenagem à data.
Página 16: “O estilo de Rômulo Campos D’Arace”, transcrição dos capítulos: “Abolição da Escravatura” e a “República”, do livro de mencionado autor denominado “O Retrato da Princesa do Norte”, publicado em 1954.
Página 17: Dedicada à mensagem de anunciante em homenagem à data.
Página 18: Poemas e sonetos dos autores: Athayde Marcondes, Antonio Pádua Costa, Eugênio Marcondes Homem de Mello, Antonio de Godoy Moreira e Costa, José Augusto César Salgado, Marcondes César, Benedito Marcondes César, Bento José de Moura Marcondes.
Página 19: Dedicada à mensagem do anunciante em homenagem à data.
Página 20: Poemas e sonetos dos autores: Juó Bananéri e Pedro Silva; homenagens de anunciantes.
Página 21: Dedicada à mensagem de anunciante em homenagem à data.
Página 22: Sonetos de Aristóbolo Borges Pires, José Silva, Bertha Celeste Homem de Mello e Balthazar de Godoy Moreira; anúncios, piadas e pensamentos transcritos de edições da Tribuna de 1893, 1887, 1891, 1887,1885 e 1882; “Aquilatando Valores”, artigo assinado pelo padre Gil Claro.
Página 23: Dedicada à mensagem de anunciante em homenagem à data.
Página 24: “Histórico do Movimento Evangélico em Pindamonhangaba”, dados coligidos por Aníbal Leite de Abreu; “O Espiritismo em Pindamonhangaba”(resumo histórico), mesmo autor: notas e quadras retiradas das seguintes edições da Tribuna: 20/3/1890, 10/1/1896, 3/10/1897, 10/2/1889.
Página 25: Diretores da Tribuna do Norte, relação de 1882 a 1980; Dia do Farmacêutico, artigo com fotos sobre a visita de farmacêuticos formandos de 1924, 25, 26, 27 e outros anos, da Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba; A cidade vista pelo artista José Renato San Martin, comentário (em identificação do autor)sobre duas obras, bico de pena, do artista: a antiga residência do Dr. Dino Bueno e a igreja de Santana; Argemiro Cypriano de Oliveira, homenagem do Dr. Waldomiro de Abreu àquele que se tornou símbolo de dedicação ao jornal; Mais que um agradecimento, nosso Deus lhe pague; nota de agradecimento (sem identificação do autor) ao professor Nelson Pesciotta pela colaboração à edição histórica; Centenário e Claro César, nota (sem identificação do autor) sobre os cem anos de nascimento do deputado Claro César; Telegrama da API à Tribuna, mensagem referente à data enviada pela Associação Paulista de Imprensa.
Página 26: As obras assistenciais da Congregação dos Irmãos dos Pobres de Sã Francisco em Pindamonhangaba, artigo sobre o Lar São Judas Tadeu, texto assinado pelo Frei Libório Lueg; Deus sempre presente, recordações (sem identificação do autor) de uma viagem feita de Pindamonhangaba a São Paulo, num automóvel, com o juiz Dr. Rodrigo Romeiro; Tribuna – Paladino da Princesa, artigo em homenagem aos 100 anos da Tribuna assinado por Monsenhor Rodrigo; Mês de maio na Princesa do Norte, poema assinado por dona Nini Salgado; Mercado municipal (foto) e Igreja do Rosário (bico de pena); Nossa homenagem, homenagem póstuma à senhora Beatriz Athayde Marcondes Botigliére, colaboradora da Tribuna.
Página 27: Dedicada à mensagem de anunciante em homenagem à data.
Página 28: Nosso Colégio, artigo sobre a Escola Normal João Gomes de Araújo, assinado pelo professor Mário Bulcão Giudice; O espírito de uma época, transcrição de artigo da edição n° 2 da Tribuna, tendo como foco a cultura da época; Um centenário, poema em homenagem à memória de José Francisco Alves dos Santos, assinado por seu filho José Antonio Alves dos Santos nº 2; Cronologia dos diretores da Escola Estadual de Segundo Grau João Gomes de Araújo, relação dos diretores da mencionada escola de 1935 até 1982; Autoridades locais no ano do centenário, relação das autoridade de Pindamonhangaba naquele ano de 19982.
Página 29: Dedicada à mensagem de anunciante em homenagem à data.
Páginas 30 e 31: Tribuna – 100 anos – Esporte, artigos e fotos históricas de agremiações esportivas de Pindamonhangaba: São Paulo Futebol Clube, Haras Futebol Clube, Associação Esportiva Industrial, Comercial, o famosos time do Cruzada, Liga Municipal de Futebol, basquete e vôlei.
Página 32: Apontamentos para a história do espiritismo de Pindamonhangaba, de Aníbal Leite de Abreu citando os centros espíritas kardecistas.
Página 33: Café, opulência e declínio, de Fábio Schmidt sobre as consequências da queda da produção cafeeira em Pindamonhangaba.
Página 34: 1982: 2 centenários, artigo (sem identificação do autor) sobre o ano do centenário da Tribuna coincidir com o 8º centenário de nascimento de Francisco de Assis; Revolução de 30 (também sem identificação de autor), nota sobe os reflexos desta revolução em Pindamonhangaba; Um jurista poeta, artigo do poeta Adelmar Tavares referindo-se ao fundador da Tribuna, dr. João Romeiro;Hoje são estes que fazem a Tribuna, texto legenda com fotos das pessoas que atuavam no jornal naquele ano de 1982, funcionários e colaboradores.
Página 35: Mensagem do prefeito dr. Geraldo Alckmin alusiva à comemoração do centenário da Tribuna; Uma farmácia Tradicional, artigo (não menciona seu autor) sobre a Farmácia Santa Tereza ou Farmácia San Martin; Pindamonhangaba – Hoje, alguns dados sobre a economia do município.
Última página: Mensagem do prefeito da época, dr. Thiers Fernandes Lobo; Mensagem da Câmara Municipal, também referindo-se à data, com fotos de todos os vereadores.
Anunciantes que colaboraram com a edição comemorativa ao centenário: Vibasa S.A, Terwan – Indústria e Comércio de Aparelho Eletrônico Ltda., Sotep – Pedreira – Terraplenagem – Pavimentação – Construção e Incorporação, Companhia de Automóveis de Pindamonhangaba, Empresa de ônibus Pássaro Marron, Codivap – Consórcio do Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Alvinho Veículos, Capri – Pisos e Azulejos, Supermercado Teberga, STA – Saneamento e Representações, Construserven – Construções e Empreendimentos Ltda., Supermercado Zézinho, O lojão, Losil – Materiais para Construção, Risa – Indústria e Comércio de Ferros Ltda.,Clube Literário e Recreativo de Pindamonhangaba, Systema – Assessoria e Consultoria de Imóveis, Jaguar – Materiais de Construção Ltda., Laboratório Carlos Chagas, Carlos Rabello, Cozzi Calçados, Constrular,Supermercado Pereirinha, Cia. Administradora Técnica e Agrícola Atagri, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Taubaté e Pindamonhangaba, Paulo J. Reale Vieira – Engenheiro Civil, Banco Itaú, Mini Loja – Presentes e Brinquedos, Ápice – Escola de 1º Grau, Cozzi Calçados, Clínica Veterinária – Dr. José gomes Vieira Júnior, Skol – Caracu – Distribuidora Princesa do Norte Ltda, Cia T. Janér Comércio e Indústria de Papel para Imprensa, Nacional e Importado, Colonial Representações, Associação Atlética Ferroviária, Comevap – Cooperativa do Médio Vale do Paraíba, Prefeito Municipal, Câmara Municipal.

Repercussão positiva

A edição dos cem anos de Tribuna agradou a leitores, anunciantes, entidades e ao povo em geral. Mensagens, artigos, poemas, elogios (ao jornal e à edição comemorativa), notas referentes aos eventos festivos alusivos à data que haviam sido realizados e notícia de homenagens prestados à Tribuna em outras entidadescontinuaram sendo publicadas nas edições posteriores, quase dois meses depois do evento (a periodicidade era semanal).

  • Na época da impressão dessa edição histórica o Dr. Francisco Piorino Filho era presidente da Fundação Dr. João Romeiro; jornalista responsável era o Aércio Muassab; chefe de redação, Jota Marcondes; gerente de oficina, Francisco Santiago Neto, e o responsável pelo fotojornalismo era o Roberto Faria