Editorial : Respeitar a diversidade religiosa

Hoje, 2 de fevereiro, é dia de Nossa Senhora dos Navegantes, data especialmente lembrada em Porto Alegre, já que Nossa Senhora é padroeira da cidade.

Neste mesmo dia é celebrada a festa do orixá Iemanjá.

E então paramos para pensar como o Brasil possui uma vasta diversidade de religiões, com inúmeras influências de uma gama de culturas vindas de diferentes partes de todo planeta e que celebram suas crenças de várias maneiras.

E percebemos o quanto tudo isso é maravilhoso, já que as religiões são abraçadas por grande parte da população, elas influenciam no estilo de vida, no modo de pensar e de agir.

Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.

A tolerância religiosa é uma prática que garante um dos direitos fundamentais do homem, a liberdade de crença. Discriminar alguém por pensar ou agir de acordo com sua crença religiosa, ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso, caracterizam violações a este direito.

É verdade que as religiões divergem em alguns pontos, mas em vários outros coincidem muito bem e enviam uma mesma mensagem: a de que é preciso amar outras pessoas, fazer o bem para o próximo e viver em harmonia com a natureza. Utilize esse pensamento!