Vanguarda Literária : RESPEITO AOS NOSSOS MESTRES!

Em 1947, o educador piracicabano Salomão Becker, juntamente com os professores Alfredo Gomes e Cláudio Buskas lançou a idéia de se comemorar no dia 15 de outubro o DIA DO PROFESSOR. É dele a famosa frase:” Professor é profissão; educador é missão”. A data foi oficializada somente em 1963 pelo Presidente João Goulart, por meio do Decreto Federal 52.682/63 ,o qual instituiu o dia 15 de outubro como DIA DO PROFESSOR, cujo artigo terceiro diz:” Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função de Mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e a família”. Relembro o Grande Poeta Fernando Pessoa: “Meu Mestre e meu guia a quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem perturbou, seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente, natural como um dia mostrando tudo, meu Mestre, meu coração não aprendeu a tua solenidade!”. O eminente educador Paulo Freire escreveu:” A data é um convite para que todos, pais, alunos e sociedade repensemos os nossos papéis e as nossas atitudes, pois, com elas demonstramos compromisso com a educação que queremos. Aos professores fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
No ano de 2015, com pesar, constatamos que a EDUCAÇÃO sofre crises advindas, em especial, pela falta de reconhecimento, valorização, e de efetivas Políticas Governamentais que transformem a EDUCAÇÃO como PRIORIDADE NACIONAL. Sem isso, é difícil acreditar num futuro promissor para o nosso país e, ele ficará condenado ao sub-desenvolvimento. Como educadores, sejamos otimistas, e, elevemos nossas preces `aqueles que, ao fazerem do Magistério um ideal sacrossanto, misturando a arte de ensinar com o dom da convivência salutar, transmitiram-nos saberes e experiências, nos formaram e nos alimentaram de esperanças. Gratidão infinda aos nossos Mestres (em especial, os de primeira hora, os inesquecíveis professores do primário, hoje ensino fundamental) que plantaram em nós o desejo incessante de compor e de tocar as nossas músicas, com coragem, e nos fizeram acreditar em nós mesmos.
Dizem que a tarefa maior do Professor é se preocupar para que o aluno aprenda e a sua glória maior é o aluno que sabe pensar e que o ele tem vínculos com a eternidade, pois jamais cessa a sua influência. O Verdadeiro Professor se realiza com a realização dos seus discípulos, não só transmitindo conhecimentos, mas, construindo situações de aprendizagem com os seus educandos, proporcionando condições para que sejam os efetivos sujeitos desse processo.
Benditos Mestres que, movidos pela razão e pela emoção, enfrentando agruras, são convictos de acertos e de erros, transmitem verdades, estendem as mãos, questionam e despertam para a realidade, amando e persistindo sempre! Elevemos a nossa voz, em nome dos princípios da EDUCAÇÃO, pelo direito de guiar as consciências de nossas crianças e dos nossos jovens, pelo bem da nossa Pátria tão enxovalhada pelos denominados “donos do poder”, até agora impunes pelos atos deploráveis que praticam sem respeito ao bem público. Eles, embora amparados pela infeliz impunidade vigente, hão de passar, cairão no descrédito e no ostracismo. Não podemos esmorecer jamais! A Sociedade Brasileira exige, antes de tudo, respeito para com os nossos Mestres! Acorda, Brasil!!!