Editorial : Respeito às diferenças

Apresentar um teatro interativo abordando e debatendo questões como a prática do bullying é uma das principais propostas da peça infanto-juvenil “Encontro de Sábios Todos Merecem Respeito”.

O espetáculo faz parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e realizado pela ‘Ciência Divertida’ – que tem diversas peças teatrais interativas para crianças –, e acontecerá neste mês, em sete escolas públicas da cidade de Pindamonhangaba, de maneira gratuita.

A missão dos personagens, que fazem parte do ‘Comitê de Sábios’, é analisar as atitudes de crianças que parecem estar apenas brincando, mas na verdade estão praticando bullying e ferindo o sentimento dos amigos. A proposta é que o comitê seja formado por alunos da plateia; e que eles desenvolvam habilidades como empatia, negociação, diálogo e respeito às diferenças.

De maneira lúdica e divertida, a iniciativa tem por objetivo maior mostrar para as crianças e para os adolescentes como o bullying e a violência podem ser perigosos; e que a prática da empatia e o respeito devem prevalecer sempre.