Editorial : Respeito no trânsito: uma via de mão dupla

Há dez anos o projeto Edutran – Educação no Trânsito – desenvolve atividades de conscientização junto às escolas da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba. Entre as ações realizadas estão: distribuição de cartas escritas pelas crianças para os motoristas e “Blitzes Educativas”.
Não é de hoje que sabemos que a educação tem o poder de transformar uma sociedade, contribuindo de forma contínua para o aprendizado e para fixar princípios de equidade e de justiça social.

Por isso, iniciativas que se aliam à educação têm grande potencial para prosperar. Primeiro porque é possível aproveitar a própria didática pedagógica para disseminar o conhecimento; depois, porque aumenta o quórum e, por fim, porque a comunidade escolar tem papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade.

Dentro deste contexto, a prefeitura, em parceria com o Fundo Social, realizou, na última semana, a formatura de mais de 600 crianças pelo projeto “Edutran”. Treze escolas participaram da cerimônia; e todos os alunos receberam diplomas e os representantes de cada escola também ganharam medalhas.

Esses e outros incentivos que o projeto proporciona, valorizam os alunos, os agentes de trânsito e estimulam as ações em prol de um trânsito mais seguro. Além de levar noções de boas práticas no trânsito para toda a comunidade, isto é, além dos muros da escola.