Editorial : Responsabilidade socioambiental

Colaborar com a limpeza urbana, cuidar do meio ambiente e ainda gerar renda pra dezenas de moradores de Pindamonhangaba. Estão entre os resultados da oficina de marcenaria do projeto “Reinvente”, do Fundo Social de Solidariedade do município.

Com apoio da iniciativa privada, que realiza a doação de paletes, além de outros materiais, a oficina permite a confecção de diversas peças de marcenaria, incluindo as lixeiras – que estão espalhadas por toda a cidade. Elas ficam em praças e espaços públicos de Pindamonhangaba e não tiveram custos para o município.

O participante da oficina aprende um ofício; e toda a produção dos móveis vai para o Fundo Social – que vende as peças em feiras e em exposição e reverte em recursos para a manutenção do trabalho das oficinas.

Além do curso de marcenaria, o Fundo Social oferece cursos de elétrica, maquiagem, jiu jitsu, ballet, culinária saudável, padaria artesanal, pilates, manicure e designer de unhas, mantenedor de microcomputadores, eletrônica, elétrica básica e inclusão digital.

É uma iniciativa que só vem crescendo e hoje, existem muitas pessoas sustentam suas famílias graças às técnicas e aos ensinamentos desses cursos.

Que venham mais e mais projetos sociais, educacionais, culturais e socioambientais, pois quem ganha é o munícipe.