“Retrospectiva 2018”: Prefeitura de Pindamonhangaba

Este ano, foi momento de colocar a “casa em ordem” para que o próximo seja de mais investimentos para a cidade

Em pouco mais de 20 meses de gestão, desde 2017, a atual administração preparou e começa a reconstruir um novo rumo para Pindamonhangaba. E para reconstruir, foi necessário derrubar alguns aspectos antigos, que, em primeiro momento, causaram transtorno, pois para se construir um novo rumo é preciso coragem para atravessar as dificuldades.
Por isso, desde o último ano, a palavra foi coragem. Coragem por exemplo, para mudar a gestão do Pronto Socorro. Coragem para rever diversos contratos da saúde, como a nova licitação para trocar os equipamentos que eram alugados pelo laboratório, que, com esta economia, tornou possível contratar uma empresa para gerir os exames, como ampliação do atendimento. A atual administração, além de reduzir em mais de 50% os cargos dos comissionados, o que gerou uma economia de quatro milhões de reais para a cidade, é responsável também pela criação do Plano de Demissão Voluntária, que serviu de modelo para outras cidades. Mas, sem estas mudanças, e, principalmente, coragem, não haveria como, em 2018, mesmo na maior crise histórica do País, estar realizando tantas conquistas.

Confira agora, alguns dos serviços realizados pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba ao longo de 2018:

Saúde

Novas UBS (Unidade Básica de Saúde) foram instaladas nos bairros. A população conta com mais duas novas UBS, uma no “Bem Viver” e outra no Azeredo, além de mais três unidades reformadas nos bairros Triângulo, Santa Cecília e Bela Vista. Outras unidades como do Crispim e mais cinco, estão em reforma para serem entregues em breve.
Neste ano, foi implantado também o acesso da saúde por meio do “Ônibus da Saúde”, que estava abandonado há mais de 16 anos, e que oferece atendimento itinerante nos bairros que mais precisam. Agora, o laboratório possui vários pontos de coleta. Os contratos terceirizados foram todos revisados. Com a economia, foram criados três novos pontos de coleta: Cidade Nova, Araretama, Moreira César e mais a coleta itinerante, além do ponto central, que, atualmente, também tem um atendimento emergencial 24 horas para casos que não podem esperar.
Foi inaugurada também uma nova sede do Transporte da Saúde, um local exclusivo para melhor atender e acolher os pacientes que necessitam de viagens, com mais 12 novos veículos adquiridos exclusivamente para este serviço.

Segurança

A Prefeitura utiliza também 25 novas viaturas, com recursos próprios, carros e motos para utilização pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Deptran.
Pela primeira vez, Pindamonhangaba tem uma secretaria para cuidar somente da segurança, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar do Cidadão. Além disso, a Guarda Municipal recebeu uma nova base móvel, um novo veículo imponente e equipado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em um ano, o município reduziu em 43% o índice de homicídios, 30% o roubo de carga, 28% os furtos e em 50% os roubos de carga.
Neste ano, a Prefeitura retomou o convênio parado em 2016. Agora, a cidade conta com Atividade Delegada com o dobro de efetivo do convênio passado, com até 32 policiais a mais nas ruas, pagos com recursos municipais. Enquanto isso, a Guarda Municipal da cidade recebeu novos uniformes, equipamentos e treinamento realizado com a Polícia Militar, além da criação da “Guarda-Bike”, que trouxe mais mobilidade para as ações. O Canil da Guarda foi entregue recentemente e conta com cães treinados para trazer mais segurança para a cidade.

Infraestrutura

Pensando na infraestrutura e qualidade de vida dos munícipes, houve neste ano, investimento para o asfalto da cidade. A Prefeitura conseguiu, junto ao Governo do Estado, mais de 10 milhões de reais para investir em recapeamento e asfalto. As obras estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade.
Antes abandonado, hoje o local da Praça 7 de Setembro se tornou a maior praça do município. A primeira fase da Praça de 7 de Setembro foi construída praticamente sem dinheiro público, sendo viabilizada com doações de investimentos da iniciativa privada. As praças Monsenhor Marcondes (Cascata) e Emílio Ribas (São Benedito) também foram totalmente revitalizadas com dinheiro de doação da iniciativa privada, poupando os cofres públicos.
Para atender as demandas de obras e serviços no Distrito de Moreira César, a Prefeitura adquiriu 4 novos caminhões. Pinda conta também com acesso à internet gratuita para a população e sem custos para a Prefeitura, graças à doação da iniciativa privada de pontos de internet em diversas regiões, como na Praça Monsenhor Marcondes, no Parque da Cidade, no bairro Araretama e no centro de Moreira César.
A Prefeitura está revitalizando a Feira Livre no Mercado Municipal, que, anteriormente, estava com sérios problemas na estrutura lateral e há anos usava lonas plásticas para sombreamento. Agora, vai receber um novo fechamento para acolher melhor as pessoas, no mais tradicional mercado da cidade.
Todos esses investimentos e serviços realizados são resultados dos inúmeros esforços feitos pela Prefeitura de Pindamonhangaba ao longo do ano. Para 2019, a meta é continuar expandindo o crescimento da cidade.

Educação e Cultura

A base para a mudança é a educação. Pensando nisso, a Prefeitura de Pindamonhangaba não mediu esforços para melhorar a qualidade ensino das crianças da Rede Municipal de Ensino.
Para aprimorar o ambiente em que as aulas são realizadas, todas as escolas estão sendo revitalizadas. Houve também a implantação de lousas digitais que fizeram as aulas se tornarem mais lúdicas e interativas. Este ato foi de pioneirismo em escolas públicas no Vale do Paraíba. E o material escolar em 2018 veio com uma novidade! As crianças e professores receberam material personalizado com locais turísticos da cidade. A qualidade do material foi amplamente elogiada.
A Secretaria de Educação recebeu uma nova sede. Com a compra do prédio que será pago com equivalente de 2 anos de aluguel do antigo prédio, resultando em mais economia. Todos esses investimentos e esforços da Prefeitura na Educação tiveram reflexo notório. Atualmente, Pinda tem o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) da região, tendo a nota de 6,9.
Em projeto inédito lançado pela Cultura, além do retorno do Feste (Festival Nacional de Teatro), que havia parado em 2015, a cidade passou a ser palco de atividades culturais em todos os fins de semana, em diversos pontos, como: o Parque da Cidade, Bosque, Museu, e nas bibliotecas. Pela primeira vez, Pinda conta com o Fundo Municipal de Cultura, que patrocina com recursos próprios os projetos culturais municipais.

Esporte

O que voltou a brilhar e ser destaque em Pindamonhangaba foi o esporte! Com atletas somente da cidade, Pinda ficou em terceiro lugar nos “Jogos Regionais”. A Princesa do Norte voltou a ser também destaque no futebol de salão, ginástica artística e rítmica. O atletismo também fez bonito em 2018, com destaque para Marcos Paulo que foi campeão mundial nos 100 metros com barreira.
Em 2018, teve também o retorno do Apoio Financeiro Para Atletas, a fim de estimular e valorizar o empenho dos atletas de alto rendimento da cidade. Pinda voltou a ser sede de uma equipe de alto rendimento, com o basquete feminino, depois de vários anos, sendo referência no Estado. A cidade competiu com grandes equipes no “Campeonato Paulista de Basquete”.
O município ganhou também a maior pista radical pública do Brasil. Construída em parceria com a iniciativa privada, praticamente, sem custos aos cofres públicos, o Parque da Cidade ganhou a maior pista de Pump Track do país. Além disso, tendo em vista o bem-estar social da população, a Prefeitura revitalizou quadras da cidade. A quadra do Castolira, por exemplo, recebeu uma cobertura, alambrados novos e pintura, enquanto a do Crispim foi revitalizada.
Atualmente, Pindamonhangaba já oferece mais de quatro mil vagas nas Escolas de Esporte e tem novas modalidades ofertadas. Crianças e jovens tem mais acesso ao esporte com a retomada de outros projetos, como o “Bairro em Ação” e “Rua de Lazer”.

  • Atleta Marcos Paulo foi campeão mundial
  • Educação - Escolas municipais receberam reformas
  • “Ônibus da Saúde” expandiu atendimento itinerante
  • Pinda teve o reforço de novas viaturas