retrospectiva 2020 – Tecnologia: com “Programa Cidade Inteligente” Pinda ganha conceito Smart City

A Prefeitura de Pindamonhangaba lança o “Programa Cidade Inteligente”, iniciativa que implementará o conceito Smart City. São pilares do programa: Economia, Mobilidade, Pessoas, Governança, Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
Segundo a união Europeia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.
De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, que está à frente do “Programa Cidade Inteligente”, com a iniciativa, serão racionalizados os recursos da prefeitura para a criação de um ambiente favorável à inovação, possibilitando assim um salto no crescimento tecnológico de Pindamonhangaba, fomentando o desenvolvimento e economia.
Responsável pelo planejamento e idealização do programa, Velloso explica que o programa agrupa os seguintes projetos: Rede de dados de alta velocidade; Wi-fi nas escolas; Wi-fi púbico; câmeras de monitoramento; semáforos inteligentes; cinturão de segurança; aumento da malha de conectividade; conectividade móvel; desburocratização; segurança da informação; câmeras cidadão; ‘Meu Pet’; mobilidade; ouvidoria digital; centro de segurança integrado, Inteligência Artificial no monitoramento, educação inteligente; saúde informatizada e humanizada; telemedicina; atendimento eletrônico e totens interativos.
O prefeito Isael Domingues tem como base de sua gestão três pilares: cidade moderna, humana e tecnológica. Para ele, o investimento em tecnologia, além de gerar economicidade, propicia inovação, empreendedorismo, integração internacional, colabora com a capacitação profissional, resultando em sustentabilidade e qualidade de vida para a população.

Conheça cada um dos projetos do “Programa Cidade Inteligente”

Rede de dados de alta velocidade: Upgrade em todos os links de fibra ótica dos prédios públicos com monitoramento pró-ativo, possibilitando que isso seja expandido para os cidadãos.

Wi-fi escolas: Manutenção e evolução tecnológica de todos os Wi-fi das escolas, que trabalhara em conjunto com notebooks de professores e lousas digitais de última geração.

Wi-fi público: Implementação de Novos pontos de Wi-fi Gratuitos ao ar livre e prédios da prefeitura com atendimento ao público. Totalizando 110 pontos, sendo 55 WI FI ao ar livre e 55 em prédios públicos.

Câmeras de monitoramento: Implementação de sistema inteligente de reconhecimento de imagens, implementação de cinturão de segurança com câmeras em todas as entradas e saídas, implementação de câmeras em todas as praças de wi fi livre, implementação de câmeras em todos os semáforos. A primeira fase está em andamento com 800 câmeras aproximadamente até março/2021. Com mais 300 até o final de 2021.

Semáforos inteligentes: Implementação de semáforos controlados a distância com possibilidade de integração a sistemas inteligentes de controle de tráfego.

Cinturão de segurança: Com a implementação de câmeras em todas entradas e saídas, serão interligados ao sistema Detecta, identificando automaticamente quaisquer veículos que entrarem ou saírem da cidade.

Aumento da malha de conectividade: Fomento de novas empresas de telecomunicação, previsto para início de janeiro com investimento da iniciativa privada a implementação de fibra ótica na zona rural.

Conectividade móvel: Implementação de dispositivos móveis para reconhecimento e desburocratização de licenças e alvarás, retornando assim rapidamente as demandas da sociedade.

Desburocratização: Revisão de processos da prefeitura, com treinamento e implementação de ferramentas de produtividade.
Segurança da informação: Implementamos em 2019 as políticas de segurança da informação, agora iremos evoluir para o tratamento de informações da LGPD.

Câmeras cidadão: Chamamento público para empresas de segurança objetivando o compartilhamento de imagens, aumentando ainda mais a quantidades de câmeras de monitoramento.

Mobilidade: Implementação de aplicativos para uso de taxis e regulamentação de aplicativos de transporte.

‘Meu Pet’: Implementação da plataforma MyPetTrack, com informações de todos animais de estimação através de chips RFID e integração do ecossistema Veterinário.

Ouvidoria Digital: Consolidação das ferramentas de ouvidoria digital.

Centro de Segurança Integrado: Implementação do conceito de integração de forças de segurança em COI Controle e inauguração de 3 novos mini-COIs no Araretama, Moreira Cesar e Cidade Nova.
Inteligência Artificial no Monitoramento: Implantação de sistema de inteligência artificial no reconhecimento de faces e imagens com analise forense.

Educação Inteligente: Evolução da plataforma de educação com sistema de ensino a distância hibrido.

Saúde Informatizada e Humanizada: Automação da saúde com implementação de sistemas de agendamento de consultas, prontuário eletrônico, controle de medicamentos e exames, com previsão de início em março de 2021.

Telemedicina: Ampliação do uso da telemedicina com possibilidade de consulta de especialistas estabelecidos em qualquer parte do país para o cidadão de Pindamonhangaba.

Atendimento eletrônico e Totens Interativos: Implantação de atendimento eletrônico virtual através de CHATs e autoatendimento, plataforma de pagamento e negociação de tributos de forma eletrônica e totens em locais públicos para auxilio no atendimento. Garantindo assim toda a prefeitura atendendo 24 horas por dia, todos os dias.

  • Implantação da telemedicina: tecnologia trouxe informatização na saúde - Créditos da imagem: Divulgação
  • Praças e espaços públicos ganharam wi-fi gratuito para população - Créditos da imagem: Divulgação