Reunião discute acesso de menores a drogas e álcool em Pinda

Conselho Comunitário de Segurança da cidade analisou dados sobre a aquisição das substâncias

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
O Conseg – Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba se reuniu na noite da última terça-feira (3) para debater a facilidade de acesso de adolescentes ao consumo de álcool e drogas no município. O encontro teve como base uma ação orientada e um estudo realizado pela Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, que apontou um crescimento de 21% no uso de substâncias lícitas ou ilícitas por menores de 18 anos dentro de um mês.
A diretora da Coalizão, professora Eliane Prado Marcondes, apresentou os resultados da pesquisa feita com 311 jovens, de 11 a 18 anos. Os entrevistados são estudantes de cinco escolas estaduais de Pinda, localizadas na região central, região leste, no bairro Araretama e em Moreira César. O estudo indicou que o número de menores de idade que usaram qualquer tipo de droga nos últimos 30 dias aumentou de 11% para 32%.
Outras pautas ocuparam a reunião que teve a participação de representantes de bairros e do secretário de Proteção e Bem-Estar do Cidadão da Prefeitura, José Sodário Viana. Entre solicitações de melhorias na segurança pública, outro levantamento da Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil esteve na prosa da noite.
A instituição executou uma ação orientada em que um adolescente visitou 57 estabelecimentos comerciais na cidade e em seu distrito. Ao todo, em 48 supermercados, lanchonetes, entre outros, não houve nenhum tipo de questionamento ou resistência à venda e acesso a drogas lícitas e álcool.
“É alarmante ver 84% de estabelecimentos comerciais com alvará agindo dessa forma. O Conseg vai participar deste trabalho que ainda está sendo finalizado e apoiar toda iniciativa visando o cumprimento da lei”, afirmou Alexandre Pió, integrante do Conselho, que terá seu próximo encontro em 7 de agosto. As reuniões do Conseg são abertas à população.

  • Membros do Conseg e representantes municipais se encontraram na terça-feira (3)