Reunião entre Departamento de Cultura e Poiesis define diretrizes de oficinas ofertadas a Pindamonhangaba

Na última semana, o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Alcemir Palma, e a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, participaram com outros dirigentes municipais de Cultura, de reunião virtual com a Poiesis, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Na reunião, foram apresentadas as linhas das oficinas que serão ofertadas aos municípios no ano de 2021. Também foram feitas sugestões para a melhoria e diversificação das oficinas oferecidas.
Para o mês de maio, estão à disposição 17 oficinas que, por conta da pandemia, serão em forma de palestras, vivências e workshops. Alguns eventos têm vagas limitadas e outros encerram as inscrições no dia 4 de maio.

Confira abaixo a relação completa:
A Nova Sonoplastia
A Criatividade da Produção Cultural Sonora com Economia Criativa
Coordenação: Marco Prado e Reynaldo Leite
Datas e horários: 17, 19, 24 e 26 de maio – 18h às 20h
Inscrições: 23 de abril a 4 de maio
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/VhmntsAGg48WTRXq9
Oficina desenvolvida com foco na aprendizagem da nova Sonoplastia na prática: Podcasts Culturais, Vinhetas, Chamadas, Comerciais, Criação de Efeitos Sonoros, Trilhas Sonoras para vários gêneros utilizando tecnologia contemporânea, que possuímos em casa.

Música Folclórica Sul-Americana
Uma viagem pelas práticas típicas e suas transformações na contemporaneidade
Coordenação: Marcos Matturro
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de maio, das 18h às 20h
Inscrições: 23 de abril a 4 de maio
50 vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: Interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre música latino-americana.
Link para inscrição: https://forms.gle/kwRMbmVy9LZv6AmN7
Nesta oficina, será apresentado um panorama da música sul-americana de origem folclórica e alguns de seus desdobramentos e influências encontrados dentro da música popular e/ou erudita. Em cada encontro serão abordados gêneros musicais de países da América do Sul, através da produção musical de seus principais expoentes. Cada um destes exemplos será contextualizado por meio de sua retrospectiva histórica e das características fundamentais que os identificam.

Teatro Lambe-Lambe de Sombras (oficina)
Coordenação: Guilherme Hernandes e João Darte (Varanda Teatro)
Datas e horários: 17, 19, 24 e 26 de maio, das 14h às 16h
Inscrições: 23 de abril a 4 de maio
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Materiais necessários: Caixas de papelão, caneta, fonte de luz (lanterna do celular ou lanterna pequena), tesoura, estilete, cola quente, papel manteiga ou papel pardo para a tela; papel rígido (cartão, cartolina ou cartonado) para silhuetas; papéis coloridos, tintas (guache, acrílica, etc.) ou retalhos de tecidos para encapar a caixa de papelão; varetas de bambu, fita adesiva, pequenos objetos (talher, moeda, isqueiro, chaves, brinquedos), plásticos coloridos transparentes (celofane, embalagens, gelatina de refletor, etc).
Link para inscrição: https://forms.gle/NX3Xs7KmTuhKtNSJ9

Em tempos pandêmicos, o grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP) busca compartilhar suas experiências e saberes através do universo virtual. Esta oficina, ministrada pelos artistas Guilherme Hernandes e João Darte, visa a introdução dos participantes aos princípios básicos do Teatro Lambe-lambe, utilizando-se de técnicas do teatro de sombras. Ao final, cada participante concluinte terá o seu Teatro Lambe-lambe de Sombras.

Introdução ao Audiovisual (oficina)
Coordenação: Cleiner Micceno
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de maio – 14h às 16h
Inscrições: 23 de abril a 4 de maio
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://forms.gle/JiNZ9CPGBiv6GnuC7
O curso visa facilitar a produção de vídeos digitais passando aos participantes técnicas de gravação com câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais, assim como a história do cinema, ângulos, movimentos, nomenclaturas, símbolos e como ver um filme.

Fotografia Digital
Coordenação: Bruna Grassi
Datas e horários:
Turma A – 18, 20, 25 de maio – 14h às 16h
Turma B – 24, 26 e 28 de maio – 10h às 12h
Inscrições: 23 de abril a 4 de maio
35 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos

Materiais necessários: requer equipamento fotográfico (câmera digital, celular ou tablet) ou fotografias previamente produzidas; celular ou computador com Software de Edição.
Link para inscrição: https://forms.gle/sGTZHnaxS1GLozPk6

Curso voltado àqueles que querem aprender a fotografar e editar com os seus celulares ou com câmeras DSLR. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõe uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera voltando o pensamento para a Pós-Produção, edição. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia.

Colagem, identidade e ancestralidade
Coordenação: Moara Tupinambá
Data e horário: 25/5, das 9h às 12h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
100 Vagas
Plataforma: Zoom
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZEqcOmupj0iGNS0RBXT2tXlkKJ6Q06mZTNF
O workshop pretende apresentar os processos criativos da artista, suas inspirações, pesquisa e a importância da técnica da colagem para a construção de sua poética da série “Mirasawá”. Como a colagem pode provocar a conexão com sua memória, história e ancestralidade? Como a artista vem desenvolvendo trabalhos colaborativos com sujeitas indígenas na construção dessa arte da colagem.

Estímulos Musicais na maternidade
Coordenação: (Coletivo Tiquinhos Pensante)
Data e horário: 21 de maio, das 10h às 12h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUlcuyupjwiE9bCcJeMWOM6-KLOv8MP_qJr
Objetivando o fortalecimento de vínculos entre mães e filhos, esta atividade visa proporcionar aos participantes vivências musicais e momentos descontraídos, a partir da roda de conversa compostas por Tica Caetani, Sheila Vanderci e, pela artista musicista convidada, Aninha Batucada.

Marketing Digital (Palestra)
Coordenação: Ju Dias
Data e horário: 12 de maio – 9h às 12h
Inscrições: até serem preenchidas as vagas
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0kf-GrrzstG9z8ts57_9mQIwqvvW81qdr3
Cada vez mais o uso estratégico das redes sociais é de extrema importância para a manutenção e crescimento de diferentes tipos de negócios. O objetivo desse encontro é apresentar de forma simples e descomplicada, as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial” de artistas e coletivos, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma mais clara, simples e econômica.

Música Eletrônica (workshop)
Coordenação: Rodrigo de Souza Martins
Data e horário: 12 de maio, das 18h às 20h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
100 vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUuf-iuqj4uEtXQS6VgtEHtM80Z-scz2bQR

A partir de um percurso histórico pela música eletrônica e de exemplos práticos de experimentação com softwares de áudio, o workshop propõe um exercício de criatividade, fruição estética e reflexão em torno dos diversos contextos que envolvem a produção e circulação desse gênero musical, englobando diferentes estilos, lugares e épocas, investigando possibilidades técnicas e criativas presentes em obras diversas e experimentando com as múltiplas ferramentas digitais que se apresentam no trabalho com softwares.

A nova mulher de Grete Stern (Workshop)
Coordenação: Melissa Szymanski
Data e horário: 17/5, das 14h às 16h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUkcuCtrzIuE9OIiuxATHulNIzj4kSjS90N
A Nova Mulher de Grete Stern propõe evidenciar a mulher na arte, e, por consequência, na área de fotografia. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como a fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. Após a parte expositiva, haverá um bate-papo com os participantes.

SAMBA – Instrumentos e sua prática no cotidiano (oficina)
Coordenação: Beto Oliveira
Data e horário: 21 de maio – 14h às 17h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
100 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Materiais necessários: Os participantes podem utilizar instrumentos tradicionais (pandeiro, tamborim, ganzá, agogô, reco-reco, surdo), bem como instrumentos alternativos.
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZItce-qrjIvH9I6ICbaEQtPm5mRpn0Buw4f

Com sua origem africana, dentro dos instrumentos trazidos pelos escravizados, o samba é a grande riqueza cultural do Brasil. Essa oficina traz de maneira didática e objetiva, a prática de instrumentos básicos da grade de percussão e suas funcionalidades na música brasileira.

Território geopolítico na curadoria (palestra)
Coordenação: Ana Paula Lopes
Data e horário: 27 de maio – das 10h às 12h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
100 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUlfuuhqDMsGN1EL6nrXkKGajNLomU2NcZJ
A proposta consiste em desenvolver um encontro para falar de curadoria, mas através da geopolítica e suas relações de poder. O encontro propõe discutir sobre as relações artísticas e culturais. Porém, será tangenciado pela decolonialidade, economia, política e questões sociais. Serão exemplificados alguns casos, como algumas exposições, nacionais e latino américa, que fará um contraponto a algumas exposições do cone norte, USA e Europa, como um modo expor relação de poder e territórios “legitimadores da história da arte”. É importante mencionar que para além de uma bibliografia de história da arte, e uma literatura específica sobre curadoria, a atividade está inteiramente estruturada na pesquisa do professor e teórico Milton Santos.

Traduzir Literatura: como e por onde começar? notas de uma tradicional traidora
Coordenação: Ellen Maria Vasconcellos
Data: 25 de maio, das 18h às 20h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
100 Vagas
Plataforma: Zoom
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcscOioqzwsE9AjvPnc52wzBtZVL2d8nkN0

Com anedotas alheias e causos próprios na bagagem, Ellen Maria traz um pouco da trajetória acadêmica e profissional que a levou para o mundo das traduções e edições literárias para nunca mais sair. Além de uma conversa franca e aberta entre os participantes, a tradutora explicará o “caminho das pedras” da tradução literária até a “casa de praia” que é ver o livro prontinho e impresso (ou em versão digital, por que não?), com dicas para quem quer entrar nesse mercado, revelar por que tradicionalmente considera-se a tradução uma traição ao texto original e deslindar as diferenças entre as traduções e as edições de um mesmo livro.

Vivência e bate papo sobre RPG
Coordenação: Maurício Borges dos Santos
Data e horário: 28 de maio, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
100 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIkdOCurjIvHNLvYgKQAjSX2NfJ2picYk5o

Independente se for iniciante ou experiente, esta atividade visa apresentar o conceito do RPG: tipos, temas e sistemas, além de discuti-lo não só como uma ferramenta lúdica, mas também sociocultural e educativa. Afinal, mais interessante que realizar uma sessão pontual de RPG é propiciar um espaço de articulação para sessões, debates e difusão da temática como um todo.