Reurbanização na área da rua 7 de Setembro chega a fase do plantio

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, promoverá um plantio de mudas na obra de reurbanização da rua 7 de Setembro nesta terça-feira (5), às 10 horas. A data do plantio foi escolhida especialmente para homenagear o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado em 5 de junho.
A obra passou pelo processo de abertura dos “berços” e pela adubagem, onde as “camas” já foram preparadas para abrigar 53 novas mudas de 16 espécies diferentes. Serão: babosa branca, pau ferro, resedá, cassia rosa, quaresmeira, ipê (rosa, roxo, branco e amarelo), jequitibá branco, mirindiba rosa, canafístola, falso barbatimão, cassia do nordeste, jacarandá mimoso, pau de rosas (rosedá BR).
Segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Fred Gama, o projeto paisagístico foi pensado especialmente nas necessidades do local, que terá a presença do público, por isso deve ser evitado os problemas de curto e longo prazo, como por exemplo, escolhendo espécies que não possuem espinhos, que não sejam tóxicas, que não produzam frutos que possam atingir as pessoas que frequentam o local, nem folhas escorregadias.
De acordo com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura, Marcela Franco, é importante pensar também em espécies que não possuam o geotropismo negativo, ou seja, a raiz exposta. “As árvores que foram retiradas estavam infiltrando no asfalto e como optamos por um piso intertravado, que é permeável, essas raízes gerariam transtornos, então optamos pelo plantio de plantas adequadas para o local”, explicou.
Os pontos positivos também foram estudados, como a sombra e a beleza das flores, além de priorizar espécies nativas da região e da flora nacional. “Estaremos utilizando a concepção de floresta urbana integrando a arborização entre os elementos que compõem o espaço urbano, portanto, convertendo a praça em ecossistema natural e socialmente integrado”, ressaltou o diretor Fred.
A escolha de cada espécie foi levada em consideração não só pelo bem-estar do público que frequentará o local, mas também pela estrutura que a praça abrigará como, por exemplo, o estacionamento. A planta escolhida foi a espécie cassia do nordeste, de médio porte, que disponibiliza sombra para os carros, mas também facilita a visibilidade com entrada de luz, além de possuir belas flores amarelas.
As flores e os frutos atrairão os pássaros, fortalecendo a flora e a fauna da região. “A pedido do prefeito, nós tomamos todos os cuidados para criar um equilíbrio harmônico, entre o ambiente e a população”, comentou o diretor de Meio Ambiente.