Revista Exame aponta Pinda 4ª melhor cidade para investimento industrial

Um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, sobre desenvolvimento das cidades brasileiras apontou Pindamonhangaba como a quarta melhor cidade do Brasil para investimento industrial. O estudo apontou também as condições favoráveis para investimentos em outros cinco setores da economia.
O levantamento é realizado anualmente com todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, através de um ranking de pontuação. Dentre 326 municípios brasileiros, Pindamonhangaba foi classificada na quarta colocação, a frente de grandes cidades indústrias do Vale do Paraíba (como Taubaté e São José dos Campos) e do Estado, ficando atrás apenas de Camaçari (BA), Jacareí (SP) e Cubatão (SP).
Denominado “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, o estudo contou com o mapeamento e análise de diversos indicadores, tais como: geração de empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, estabelecimentos industriais, renda do trabalhador na indústria, exportação, distância de aeroporto e porto, rodovias federais, entre outros.

Setor Comercial
No levantamento referente ao setor comercial, Pindamonhangaba também apareceu no ranking dos 100 melhores municípios. Das 326 cidades analisadas, Pindamonhangaba ficou na 53ª posição, mostrando o grande crescimento do seu comércio registrado nos últimos anos. Da região metropolitana do Vale do Paraíba, além de Pinda, apenas São José e Jacareí aparecem no ranking. Taubaté não pontuou entre as 100 melhores cidades brasileiras.
Em 2020, considerando os impactos do coronavírus (COVID-19), bem como a intenção de manter o estudo atual e renovado, a Urban Systems alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios.
Para o prefeito Isael Domingues, o levantamento aponta que o município vislumbra horizontes promissores “O cenário está favorável e a nossa gestão está comprometida em trabalhar com mais vigor para atrair novos investimentos tanto para o setor industrial quanto comercial. Em janeiro de 2021 já temos vários projetos para colocar em prática e assim gerar mais emprego e renda para nossa cidade”, afirmou Dr. Isael.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Staut Neto, Pindamonhangaba tem hoje 11 novos investimentos já fechados que estão aptos para serem encaminhados à Câmara de Vereadores, com previsão de geração de 800 novos empregos diretos.

Ranking do Setor Industrial

1º Camaçari-BA 6.558
2º Jacareí SP 6.300
3º Cubatão SP 6.287
4º Pindamonhangaba-SP 6.259
31º Taubaté-SP 5.939
43º São José dos Campos-SP 5.861

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação