Revistas do “Projeto Território” são entregues

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A educação é libertadora, desconstrói muros e ultrapassa barreiras. E foi pensando nisso que ao longo de 2018, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, elaborou junto às escolas da Rede Municipal de Ensino o “Projeto Território”.
O desafio aceito pelas escolas, em desenvolver o projeto, consistia em um compilado de informações sobre a unidade escolar e o bairro em que estão inseridas. Educadores, alunos e funcionários fizeram parte da elaboração do projeto, que posteriormente foi colocado em formato de revista.
O “Projeto Território” conta com detalhes as histórias das escolas e de seus patronos, além de fazer uma exploração sobre o que há nos bairros, mais do que isso é uma maneira de conhecer profundamente o ambiente em que se vive. Após coleta das informações, o projeto tomou forma de revista, em que todo conteúdo foi elaborado pela comunidade escolar.
No projeto há a apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos e professores como: Passeatas contra a dengue, Campanha do Agasalho, Feira de Ciências e Conhecimento, Plantio de Árvores e Horta Escolar. A proposta do projeto foi também fazer um estudo amplo sobre a comunidade em que as crianças da Rede Municipal estão inseridas, bem como elas pensam, agem e sentem, além de poder encontrar meios que aprendam cada disciplina utilizando o contexto sociocultural – o território – como referência.
“Esse projeto visou um estudo profundo de toda a área territorial em que a escola está inserida. Também oportunizou compartilhar todos os trabalhos realizados pela unidade escolar durante o ano letivo de 2017. Oportunizou ainda resgatar memórias da nossa escola desde que ela ‘nasceu’, quando ainda funcionava na igreja da Cruz Grande”, explica a gestora da Escola Municipal Professora Maria Madureira Salgado – Dona Minica , Valéria Alves dos Santos.
A edição impressa das revistas foi entregue ainda em 2018 às gestoras das unidades dos bairros: Triângulo, Feital, Castolira, Crispim e Cruz Pequena.