Roberto Faria foi fotografar o infinito…

Altair Fernandes

Nessa segunda-feira (9), aos 77 anos, devido à saúde debilitada, nos deixou o fotógrafo e repórter-fotográfico Roberto Faria, batizado Geraldo Roberto Sampaio Faria. A fotografia de Pindamonhangaba perdeu um de seus competentes profissionais. Não nos referimos somente à arte de visualizar o motivo e acionar a tecla para eternizar o momento. Roberto era também talentoso profissional no que se referia aos processos laboratoriais necessários à revelação da imagem apreendida em uma câmara fotográfica.
Artista da fotografia desde os tempos do ‘tirar retrato’, da foto preto e branco, Roberto fez muita cobertura de eventos familiares, formaturas, batizados, casamentos, as tradicionais fotos 3×4 para documentos e fotos para estabelecimentos comerciais, industriais, entidades religiosas, entidades classistas e administrações municipais. Ao longo de décadas, Prefeitura e Câmara Municipal de diversos mandatos contaram com seus serviços profissionais.
Esta homenagem singela e sincera, tem a especial finalidade de registrar os agradecimentos de nossa secular Tribuna do Norte ao Roberto Faria jornalista fotográfico. Edições das décadas de 80, 90 até a primeira década de 2000 são repletas de fotos creditadas a ele. Cobria eventos esportivos, religiosos, sociais, carnavalescos, literários, artísticos, teatrais e inaugurações.
Membro da equipe Tribuna do Norte, participou de inúmeros fechamentos. Quantas vezes, aguardávamos ansiosos na redação que o brincalhão, o bem humorado e piadista Roberto, chegasse com fotos de acontecimentos que se estendiam pela madrugada para, finalmente, fecharmos mais uma edição do jornal Tribuna do Norte…
Ao repórter-fotográfico Roberto Faria a nossa gratidão… Seja bem recebido na nova Morada do Senhor, à qual nos antecedeu na partida!

  • Roberto Faria na última visita à redação do jornal Tribuna do Norte