Robson Conceição é 1º brasileiro campeão olímpico de boxe

A medalha de ouro olímpica finalmente foi pendurada no pescoço de um pugilista brasileiro. Por decisão unânime dos jurados, o baiano Robson Conceição derrotou o francês Sofiane Oumiha na categoria dos pesos ligeiros (até 60 kg), na terça-feira (16), pelos Jogos do Rio-2016.

No pódio, ao ouvir o Hino Nacional, o lutador, sargento da Marinha, bateu continência. Robson figura agora na galeria de pugilistas nacionais com medalhas olímpicas: Esquiva Falcão, prata, e Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo, bronze, todas em Londres-2012, além do terceiro lugar conquistado por Servílio de Oliveira, no já distante Cidade do México-1968.

Independentemente do resultado da luta contra o francês, Robson sentia-se intimamente gratificado. “Chegar à disputa da medalha de ouro significava muito para mim. Nos últimos dois Jogos Olímpicos que participei (Pequim e Londres), eu não estava totalmente preparado. Desta vez, foi diferente”.

Aos 27 anos, baiano de São Caetano, bairro pobre de Salvador, Robson disputou sua terceira e última olimpíada – após os Jogos, pretende se tornar profissional. Com isso, ele acredita que conseguirá impulsionar o esporte entre os brasileiros, tentando amenizar as dificuldades rotineiras.

Imagens: Wilton Júnior/Agência Estado
  • O lutador Robson Conceição (vermelho), do Brasil, durante confronto com Sofiane Oumiha (azul), da França, na final da categoria peso ligeiro (60 kg) dos Jogos Olímpicos Rio 2016