“ROSA” ensina sobre as propriedades da pariparoba

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
O Cepic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) realizou o ROSA – Roda de Saberes sobre a planta pariparoba, na terça-feira (12). O projeto busca ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável usando Pancs – Plantas Alimentícias não Convencionais.
Os participantes aprenderam sobre a origem, como identificar, cultivar, suas propriedades e uma receita sobre charutinhos de folha de Pariparoba.
De acordo com informações do Cepic, a pariparoba é uma planta tropical que pode ser utilizada no auxílio da má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras. As folhas, o caule e as raízes são as partes que podem ser utilizadas, normalmente feitas em infusão. Uma das suas principais propriedades é um composto antioxidante encontrado na raiz, capaz de proteger a pele dos efeitos dos raios violetas do sol, além de auxiliar contra o envelhecimento da pele. As folhas possuem sabor peculiar, sendo ricas em óleos essenciais, podendo ser refogadas ou usadas para assar alimentos, igual a folha de bananeira.
A próxima edição da Roda de Saberes estudará a planta major gomes, no dia 10 de outubro, às 14 horas. O evento é destinado aos profissionais da saúde e interessados em geral. Para participar, é só comparecer na avenida Albuquerque Lins, 245, sede do Cpic, em frente ao prédio da Receita Federal.

Programação
10 de outubro –
major gomes
14 de novembro –
bertalha
12 de dezembro –
ora-pro-nóbis

  • Profissionais ensinam a população a utilizar plantas não convencionais na alimentação