Roubos de carro sobem em SP e homicídios têm queda recorde

O número de veículos roubados no Estado de São Paulo e na capital paulista cresceu no mês de junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na cidade, a alta foi de 14,3% nos roubos, de 2,5 mil para 2,9 mil casos, e de 22,9% nos furtos, saltando de 3,3 mil registros em junho de 2015 para 4 mil casos em junho passado. No Estado, os roubos de veículos aumentaram 12,35% e o furtos, 13,3%.
Houve ainda aumento de 19% nos casos de estupro: 811 registros só no mês de junho no Estado, ante 681 casos no mesmo mês de 2015. Os dados são da Secretaria Estadual da Segurança Pública. O titular da pasta, Mágino Alves Barbosa Filho, relacionou o aumento dos casos de roubo a veículos à crise econômica. “O que notamos foi um aumento nos casos de crimes contra o patrimônio”, disse.
Ao tratar apenas dos casos envolvendo veículos, ele declarou que “estão sendo programadas” ações em desmanches de veículos para localizar receptadores de peças roubadas e, assim, reduzir os roubos. O secretário, no entanto, destacou que, comparando o período dos seis primeiros meses do ano com o primeiro semestre de 2015, o número de roubos de veículos no Estado caiu de 38,9 mil casos, em 2015, para 37,9 mil registros – redução de 2,64%.
Na capital, os roubos em geral, categoria que exclui a subtração de veículos, de bancos e de cargas, teve registro de mil casos a mais na comparação com junho do ano passado. Pulou de 11,8 mil para 12,8 mil crime, crescimento de 8,9%. Já no Estado, esse delito aumentou de 24,1 mil ocorrências em junho de 2015 para 26,5 mil registros neste ano (+9,9%).
O aumento dos roubos ocorre mesmo com a polícia registrando o número recorde de prisões. Só nos primeiros seis meses do ano, foram detidas 96 mil pessoas no Estado, o maior número para o período desde 2001, início da série histórica. Em relação ao primeiro semestre de 2015, o aumento é de 8%.
Ao mesmo tempo que o número de prisões cresceu, o de mortes de civis em “razão de intervenção policial” caiu no período: ao todo, nos seis primeiros meses do ano, 380 pessoas foram mortas por policiais, na avaliação da secretaria. Nos primeiros seis meses de 2015, foram nove casos a menos, uma redução de 2,3%. Os dados incluem mortes ocorridas em confronto com policiais que estavam de serviço de folga.
O período registrou ainda um aumento do número de policiais militares assassinados por criminosos. Ele pulou de oito casos no primeiro semestre de 2015 para dez ocorrências neste ano, até junho.

Imagens: Márcio Fernandes
  • Nos primeiros seis meses do ano, foram detidas 96 mil pessoas no Estado