Vanguarda Literária : ROUSSEAU E NATUREZA HUMANA

Jean – Jacques Rousseau (1712-1778), nascido na Suiça, foi um dos Pensadores e Escritores mais importantes do século XVIII. Aos 16 anos de idade fugiu de casa e foi para a França, onde produziu poesias, peças, músicas, obras de conteúdo filosófico, sendo, por muitos estudiosos, considerado o primeiro filósofo do Romantismo. Ao lado de Voltaire e Montesquieu escreveu a célebre ENCICLOPEDIA( editada por Diderot) um marco do Iluminismo, verdadeiro compêndio de saber e de conhecimento. Brilhante, em 1750, ganhou o prêmio da Academia de Dijon com sua obra “ Discurso sobre as Ciências e as Artes”. Publicou obras importantes, como “Discurso sobre a origem da desigualdade” na qual expôs suas ideias sobre a influência corruptora da sociedade e “Emílio” , um importante trabalho em que desenvolveu a sua teoria educacional. Entretanto, a sua obra mais lida e estudada ao longo dos tempos é “ O CONTRATO SOCIAL” na qual mostra a sua filosofia política.
Rousseau tinha uma concepção romântica da natureza humana, visto que, para ele, os seres humanos em estado original estão em perfeita união com a natureza, apresentam-se puros, são solidários, longe de quaisquer maldades, sendo, portanto, a Sociedade o elemento que origina a opressão e a desigualdade. Imaginava uma organização diferente para a mesma, crendo que, à medida em que os seres humanos percebessem os benefícios da cooperação, da ajuda recíproca, seriam capazes de renunciar seus direitos naturais para se submeter à vontade geral da Sociedade. Essa “vontade geral” representaria, na sua concretude, o anseio do bem comum, o qual estaria acima das vontades individuais. Ela representa o que todos desejam e, que às vezes nem percebem. No “O Contrato Social” ,o filósofo deixou claro que a liberdade é um bem maior, concebida como convivência de acordo com as regras sociais que expressem essa “vontade geral” , e que não se prende a meros valores individuais, e, liberdade não é uma pessoa ter permissão e direito de fazer o que bem deseja e entende, uma vez que, para ele, isso nada mais seria do que satisfação de desejos e cumprimento de paixões.
A mesma idéia que Rousseau tinha da Sociedade com sua influência corruptora sobre o estado natural do ser humano, ele manteve ao desenvolver a sua Teoria Educacional. Acreditava ele que os homens se desenvolvem e aprendem e, a Educação deveria favorecer esse processo natural, de progresso, ao invés de agir contra ele, de maneira cruel e agressiva, como faziam as abordagens educacionais vigentes na época e que ele tanto criticava. Por tudo quanto escreveu , pelas idéias que defendia, foi muito perseguido a um ponto de ter seus livros queimados em Genebra ,onde nasceu. Verdade é que, para quem deseja entender as relações sociais, a destinação do homem, no processo histórico, ele é um grande marco, um referencial dos mais importantes.