“Saberes do Vale” será exibido na Praça do Quartel

Nesta sexta-feira (17), haverá a exibição do documentário Saberes do Vale, às 9h30, no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba, destinada aos profissionais da educação e, às 19h30, na Praça do Quartel, de forma gratuita e aberta ao público em geral.
A exibição busca exaltar a cultura tradicional do Vale do Paraíba. Através de muita pesquisa, foram elaborados quatro minidocumentários produzidos pelo projeto Saberes do Vale, um para cada dimensão abordada: Brincar, Comer, Criar e Morar.
Para documentar esses saberes e fazeres, foi desenvolvida uma pesquisa em diferentes municípios da região, que possibilitou a criação desses documentários, um para cada eixo, assim como a compilação de fotografias e vídeos com depoimentos de mestres, artesãos e detentores desses saberes, sobre diferentes expressões culturais. Todos esses materiais integram uma exposição virtual que foi lançada na internet dia 31 de outubro. Além disso, o projeto fará a exibição pública e gratuita dos vídeos também em outras três cidades: Monteiro Lobato, Caçapava e Tremembé.
Trabalhar a cultura popular e disseminá-la por diferentes canais é uma forma de conectar e contextualizar temas importantes que fazem parte do repertório cultural e familiar dos habitantes do Vale do Paraíba. Por meio do registro e difusão daquilo que pode se encontrar presente destas tradições antigas na cultura oral e tradicional que nos chega hoje, podemos valorizar expressões da cultura popular da região.
Kits educativos
Após a exibição dos quatro documentários (cerca de 15 minutos cada), haverá um bate-papo com a equipe do projeto. Nesta ocasião, serão distribuídos kits educativos para as escolas, contendo um caderno de orientação para os professores, um caderno de atividades (sequências didáticas) a serem trabalhadas com os alunos e um DVD com os quatro documentários.
O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura, e serão destinadas 50 vagas para professores de educação infantil e ensino fundamental, além de uma certificação de duas horas.
A concepção e execução do projeto é via Proac SP, Foto Comtexto e Tomara! Educação e Cultura, patrocínio da EDP, apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações, e realização do Governo do Estado de São Paulo.

  • Exibição busca exaltar a cultura tradicional do Vale