Saguão da Prefeitura recebe artes com técnica da Pirogravura

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
No mês de julho, o Saguão da Prefeitura de Pindamonhangaba está recebendo uma exposição do artista plástico Heleno Alves, em comemoração ao aniversário da cidade, que completa 312 anos de emancipação político-administrativa.
Trata-se de imagens de prédios históricos como a Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Escola Dr. Alfredo Pujol, a Igreja São José, o Palacete Tiradentes, a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, o Palacete 10 de Julho, o Museu Histórico e Pedagógico D.Pedro I e D.Leopoldina, a Capela Sant’Ana, a Igreja Santa Rita do Massaim e o Brasão de Pinda.
Todos os pontos são retratados com a técnica da Pirogravura, que originalmente em grego significa “escrita de fogo”. A técnica pode ter sido uma das primeiras manifestações artísticas humanas e foi se adaptando ao longo dos anos. Atualmente, os artistas utilizam uma caneta com a ponta que varia de temperatura, podendo assim criar efeitos de luz e sombra, dando realismo às imagens pirografadas.
O artista Heleno Alves comenta que sua inspiração foi o gosto por prédios antigos e a história deles, e Pinda é rica em arquiteturas históricas. “O processo de criação foi através de fotos e pesquisa. Acho interessante meu trabalho estar representando o aniversário da cidade, já que cada prédio remonta e conta a história da fundação da cidade”, explica. Ele tem a intenção de levar o projeto para outras cidades da região, preservando a memória de cada município.
Para prestigiar a exposição basta apenas comparecer ao saguão da Prefeitura, que está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

  • A exposição conta com diversos pontos históricos na técnica da pirogravura