Santa Casa da Misericórdia tem manhã diferente com o “Doutor Espaguetti”

Texto e fotos: Joyce Dias

Sorrisos, aplausos, desabafos e gratidão. São as palavras que traduzem a manhã da última terça-feira (1°/8) na Santa Casa da Misericórdia de Pindamonhangaba. Em meio à luta de vencer doenças que geram dores e receios, o ‘Doutor Espaguetti’ do grupo “Doutores Cidadãos” veio para a cidade trazer muita alegria e esperança para o hospital.
Roberto Ravagnani, coordenador dos “Doutores Cidadãos”, se transformou no ‘Dr. Ispaguetti Saracura’ e visitou quartos das Clínicas Geral, Médica e Cirúrgica do hospital. Ele passou pelos locais espalhando alegria e esperança para adultos e idosos. Lágrimas de medo e de dor se transformaram em sorrisos que transpareceram esperança e gratidão. “Para mim o bom resultado são os sorrisos, a partir do primeiro eu já estou lucrando. E isso que vale a pena”, conta Roberto Ravagnani.
O grupo “Doutores Cidadãos” é um grupo com cerca de 300 voluntários que buscam mostrar as possibilidades do voluntariado. “A missão é que as pessoas percebam que com muito pouco nós podemos dar momentos diferentes para essas pessoas”, acrescenta o coordenador do grupo.
A paciente Josilaine Cristina de Souza está internada há dez dias, e ficou encantada com a visita, devido à oportunidade de se desligar da rotina do hospital. “Não é confortável ficar aqui, então a visita dele alegra e dá uma motivação a mais porque você fica bem mais animado. Com certeza, foi fantástica”, declara.
O “Dr. Espaguetti” busca atender os pacientes de maneira diferente. Ele troca as palhaçadas e brincadeiras por muita atenção e paciência ao oferecer a eles a oportunidade de desabafarem e de esquecerem o sofrimento. Apesar da enfermidade, os sorrisos causados pela inusitada visita, são capazes de preencher qualquer espaço que tenha angústia ou preocupação. A alegria é garantida!

  • Os pacientes puderam se desligar da rotina do hospital com a visita do “Doutor Espaguetti”
  • “Doutor Espaguetti” representou o grupo ‘Doutores Cidadãos’ com o projeto Em todos os Cantos
  • O “Doutor Espaguetti” animou os pacientes do hospital transformando qualquer dor em alegria
  • A manhã do hospital foi de muita distração com o “Doutor Espaguetti”
  • Roberto troca as palhaçadas e brincadeiras pelo trabalho voluntário de ouvir e dar atenção aos pacientes e seus acompanhantes