Santa Casa implanta ações humanizadas no PS Gestante e Maternidade

A Santa Casa de Pindamonhangaba está implantando nos últimos meses uma série de ações humanizadas para melhor atendimento no Pasg (Pronto Atendimento Saúde Gestante) e na Maternidade. As ações foram discutidas durante reunião realizada em março pelo prefeito Isael Domingues com a administração da unidade hospitalar.

As melhorias tiveram início no começo do ano quando a entidade adquiriu, com recursos próprios, um novo ultrassom obstétrico para agilizar o atendimento a gestantes. Outra benfeitoria para a gestante está sendo a implantação de aparelhos de TV em todos os quartos com leitos da maternidade, ação essa em fase de instalação.

A Santa Casa também realizou a implantação de três leitos de observação exclusivos para as gestantes no Pasg. “Agora a mamãe tem esse conforto a mais. Antes, a gestante tinha que ficar 24 horas em observação no Pronto Atendimento e agora ela fica neste quarto em observação recebendo mais atenção”, afirmou o diretor administrativo da entidade, Luciano Nascimento.

Atualmente, a Santa Casa atende com 36 leitos para gestantes, sendo 10 quartos com três leitos, um quarto pré-parto com cinco leitos e outro com um leito de isolamento. “Vamos melhorar ainda mais essa questão pois temos um projeto ainda em estudo para que futuramente todos quartos tenham dois leitos, o que irá possibilitar melhores acomodações com poltronas e realizar os cuidados com o recém-nascidos ao lado da mãe”, explicou Luciano.

De olho na humanização, a Santa Casa implantou também o atendimento psicológico para gestante, com a contratação de uma profissional que dá apoio as gestantes, puérperas e familiares, para além do acolhimento dar suporte as demais necessidades psicológicas.

Kit Nascimento

Em maio, a Santa Casa implantou a entrega em todas as altas da maternidade do Kit Nascimento, entregue para todas as mamães. Trata-se de um quadro que contém a foto da criança com exame do pezinho, pulseira utilizada na maternidade e um gorrinho personalizado da Santa Casa.

Essa ação tem uma parceria com a UniFunvic que colabora com essa agradável surpresa para as famílias, demonstrando um carinho com esse momento importante da vida”, explicou Luciano.

Árvore da Vida

Outro projeto que a entidade implantará em breve será a “Árvore da Vida” – que presenteará as mulheres que fazem parto na Santa Casa com uma arte exclusiva para eternizar o momento da experiência de ter um bebê. Trata-se de uma pintura feita com o carimbo da placenta da mãe, que é entregue pela equipe da maternidade após o parto.

A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão dada pela secretária de Saúde do município, Ana Claudia Macedo, baseada numa experiência vista em outra unidade hospitalar da região.

O nome de Árvore da Vida é dado pela semelhança do cordão umbilical com o tronco e da placenta com os galhos. A placenta também é o órgão que dá início à vida, e só existe durante a fase gestacional”, afirmou Ana.

A arte será realizada com a própria placenta da mãe, que depois de ser retirada é lavada e pintada com tinta guache. Em seguida, a equipe carimba a placenta no papel e escreve várias informações sobre o parto.

Recentemente, funcionários da Santa Casa participaram de um treinamento para iniciar as ações.
Foi uma ideia muito interessante que acatamos pois é uma forma de deixar eternizada uma recordação daquele momento especial”, completou o diretor da Santa Casa.

O prefeito Isael Domingues parabenizou a entidade pelas ações que irão refletir em um atendimento mais humanizado, que é a marca da gestão. “Completamos quatro anos de implantação do PS Gestante e foi um avanço muito grande que deve ser melhorado sempre. Tiramos a porta de entrada da gestante do Pronto Socorro, onde são atendidos outros casos de urgência e emergência. O nosso desejo é que as gestantes sejam tratadas com todo carinho e tenham um atendimento diferenciado”, afirmou. Isael.

  • Divulgação
  • Divulgação