São Paulo eleva índice de vacinação contra febre aftosa

O índice de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo foi de 99,46%, no mês de maio, quando foram vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero e 24 meses, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
“Nesta etapa, 111.290 propriedades declararam a vacinação de 4.518.598 bovídeos, o que totaliza 99,46% dos animais envolvidos no processo”, informou o médico veterinário da Secretaria, Hugo Leonardo Riani Costa, que na Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa.
O Estado de São Paulo vem obtendo índices superiores a 99% nas últimas campanhas no mesmo período. Esse índice é considerado excelente, visto que a vacinação é realizada pelos produtores. Aqueles que deixaram de vacinar ou informar a vacinação estão sendo visitados pela Defesa Agropecuária.
A vacinação e a comunicação da vacinação no Estado são obrigatórias. Deixar de vacinar implica em autuação de 5 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) por cabeça. Deixar de comunicar a vacinação implica em multa de três Ufesps. O valor de cada unidade é 23,55 reais.
A próxima etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada durante o mês de novembro.

  • Segunda fase da campanha será realizada no mês de novembro