São Paulo lança ofensiva contra o Aedes aegypti

O governo do Estado de São Paulo lançou, nesta semana, uma nova ofensiva para evitar o avanço do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, no próximo verão.
Trata-se da terceira fase da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que contará com quase 20 mil agentes municipais e estaduais em atuação por todo o Estado.
Em 551 cidades paulistas 30,2 mil profissionais farão atividades extras aos sábados, visitando imóveis e removendo criadouros. Os agentes serão remunerados pela Secretaria de Estado da Saúde com base em convênios firmados junto às prefeituras que prevê o pagamento de diárias extras no valor de R$ 120 por profissional.

As ações incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.
Além disso, um efetivo de mil agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), 500 a mais do que em anos anteriores, estará à disposição dos municípios para apoio em ações de nebulização para matar o mosquito em fase adulta.

A Secretaria ainda irá realizar na última semana de novembro a Semana Estadual de Combate às Arboviroses, quando serão intensificados os mutirões para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti e realizadas campanhas de conscientização em espaços públicos, escolas e junto aos meios de comunicação sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, panfletagem, palestras e divulgação de informações sobre sinais e sintomas da doença, entre outras ações.