Saresp 2018: desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em matemática é equivalente ao esperado para o 6º ano do mesmo ciclo

Dados do Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2018 apontam que o índice de proficiência dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de São Paulo em matemática está abaixo do esperado e é equivalente aos dos estudantes do 6º ano do mesmo ciclo.
O detalhamento do Saresp e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) referentes a 2018 foram apresentados pelo secretário Rossieli Soares da Silva nesta terça-feira (12). Os boletins individuais do Saresp referentes às escolas já podem ser consultados no site da Secretaria (http://www.educacao.sp.gov.br).
Em língua portuguesa, os 278,8 pontos de proficiência alcançados pelos alunos na 3ª série do Ensino Médio era o esperado para o 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado mostra que 45% dos alunos que finalizam a educação básica não conseguem realizar tarefas de leitura.
No 5º ano do Ensino Fundamental, o Saresp revela que 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em matemática, e 7,2% em língua portuguesa. No 9º ano o desempenho em matemática é ainda pior: 26,3% dos estudantes da rede têm proficiência abaixo do básico; em língua portuguesa, 14,2% estão neste mesmo patamar.
No Ensino Médio os indicadores são ainda mais alarmantes: em matemática, 46,6% dos alunos da rede pública de São Paulo têm conhecimento abaixo do básico; em língua portuguesa 27,2% estão na escala mais baixa de proficiência. As provas do Saresp que avaliam o conhecimento dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática foram aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro para mais de 1 milhão de estudantes.

  • Dados revelam proficiência abaixo da considerada adequada