Editorial : Saúde em destaque

Pela 10ª vez, Pindamonhangaba recebe o prêmio de reconhecimento pela eficácia do tratamento de tuberculose realizado na cidade. O Setor de Infectologia da cidade tem sido reconhecido porque ultrapassou a meta estabelecida pelo Estado que era de 85% de alta de cura, e alcançou o índice de 88% de cura dos pacientes com a doença.

O evento de premiação ocorreu na capital paulista, na última segunda-feira (23), com realização da Secretaria Estadual de Saúde.

Pindamonhangaba está no ranking das quatro cidades do estado de São Paulo que receberão o prêmio de reconhecimento no tratamento supervisionado – que consiste na atenção e assistência à saúde não somente do paciente, mas também daqueles que possuem contato com ele.

Doença infectocontagiosa, a tuberculose causa infecção, principalmente nos pulmões. Além dos medicamentos, o não abandono ao tratamento por parte do paciente é fundamental.

É bom ressaltar que o tratamento, que dura seis meses, só é eficaz quando pacientes e equipes atuam de forma conjunta, com empenho e dedicação: o que tem acontecido em Pindamonhangaba.