Editorial : Saúde em pauta

Toda mudança traz insegurança. É assim em nossas casas, em nossos trabalhos, em nossa comunidade, no país e no mundo. Mudar de postura, de emprego, de faculdade, de curso, de cidade, de vida. Toda e qualquer mudança, da mais simples a mais complexa, requer planejamento.

Por falar em mudança, a Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que, a partir do mês de julho, um novo formato do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) será executado na cidade. De acordo com informações do Executivo, o modelo atuará de forma mista, com operações realizadas em conjunto pela prefeitura e por empresa contratada; e com a regulação em parceria com o município de Guaratinguetá.

A operação, que se chamará SAMUP (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pindamonhangaba), vem com a proposta de atender exclusivamente aos pacientes da cidade. Por isso o nome do município foi acrescentado à sigla.

A ideia é que as três ambulâncias (credenciadas pelo Ministério da Saúde), duas básicas e uma avançada atuem integradas ao serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.

Ainda segundo informações, o custo do serviço é inferior ao do antigo contrato e o principal objetivo desta mudança é gerar economia e melhorar o atendimento de urgência da cidade.

Mudanças são fundamentais para a evolução de processos e procedimentos e a busca pela excelência no atendimento deve ser uma constante em todas as esferas públicas e privadas.