Saúde Integrativa

Essa coluna pretende falar sobre Saúde Integrativa, esclarecendo, desconstruindo pré-conceitos e levando mais informações. Hoje pretendo falar um pouco sobre uma prática que causa bastante dúvida e questionamento nas pessoas que ainda não conhecem a mesma.
Você já ouviu falar do REIKI? Será alguma prática ligada a alguma religião ou dogma?
REIKI É UMA TERAPIA ENERGÉTICA QUE FOI IMPLANTADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, NO SUS EM 2017 ATRAVÉS DA PORTARIA 849. CIENTIFICAMENTE COMPROVADA E EFICAZ PROMOVE O EQUILÍBRIO MENTAL, FÍSICO E EMOCIONAL E NÃO ESTÁ LIGADA A NENHUMA RELIGIÃO OU DOGMA.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE, DEFINE:

“É uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.

A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital”. (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html)

Em Pindamonhangaba nós implementamos a prática, formalmente, e a mesma está disponível no CPIC Centro de Práticas Integrativas e Complementares e em algumas UBS Unidades Básicas de Saúde. Para receber a terapia, basta entrar em contato com o CPIC e agendar o seu atendimento, através do telefone: 12 3642-2420

Enquanto Reikiana, posso afirmar que a terapia causa grande impacto em todo o SER, e o mais impressionante é a paz e o relaxamento que todos sentem após recebe-la. A energia é inteligente e devolve o prana, a energia vital a todo corpo. Na Espanha, por exemplo, a mesma é oferecida em diversos hospitais.

Um estudo realizado em 2014 para avaliar os benefícios do Reiki em idosos com dor crônica não oncólogica observou que a terapia reiki relaxa e reduz o stress, equilibra os órgãos e glândulas e suas funções corporais, libera bloqueios e emoções reprimidas, além de ampliar a consciência pessoal e facilitar os estados meditativos. Observou ainda que estimula a criatividade e a intuição, trata os sintomas e as causas das doenças, cura holisticamente, fortalece o sistema imunológico, alivia a dor e libera toxinas. (fonte:https://www.scielo.br/j/tce/a/LKbSnRvMWGBJJymjS4G6TKv/?lang=pt)

Sabemos o quanto o número de idosos vem aumentando e muitos deles convivem com a dor crônica, o estresse, a ansiedade e outras questões como o luto, por exemplo. Dada a eficácia e a comprovação científica do Reiki, peço que você, caso saiba de alguém, idoso ou não, que esteja em sofrimento, busque ajuda. Tem sempre um reikiano por perto. Basta procurar.

Vale ressaltar que aqui em Pindamonhangaba, realizamos Reiki Solidário pelo meu Instituto. Para mais informações @daya.shakti ou 12 98288-1021. Nos vemos em breve. Te desejo paz.

  • Arquivo pessoal