Saúde promove palestra sobre ISTs em escola

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Na semana passada, o setor de Infectologia da Secretaria de Saúde promoveu palestras sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na Etec João Gomes de Araújo.
A palestra foi ministrada pela psicóloga da Infectologia e especialista em Saúde Pública, Débora Soglio. Durante os momentos que contaram com cerca de 400 pessoas dos cursos técnicos e do ensino médio, em cada dia, foram debatidos métodos de prevenção as principais infecções que fazem parte do Brasil atual, como HPV, hepatites B e C, HIV.
De acordo com informações do ambulatório de infectologia, este é um trabalho que é elaborado com frequência, e que é muito importante levar informação a toda a comunidade. “Foram incríveis as palestras, pudemos compartilhar as informações, o público mesmo que bem jovem participou bastante. E é isto que nós queremos: promover a informação”, comentou Débora.
Nas palestras, foi abordado também que além da prevenção às doenças, por meio do preservativo, é necessário fazer o exame pelo menos uma vez ao ano. E que isto também é um meio de autocuidado.
Qualquer pessoa pode realizar o exame gratuito pelo SUS, no ambulatório municipal, se constatada qualquer infecção, imediatamente inicia-se o tratamento necessário. Vale destacar que tanto o exame quanto o tratamento são sigilosos, para a preservação da privacidade do paciente.
O Ambulatório Municipal conta com uma equipe especializada que possui médicos, auxiliares de enfermagem, além da coordenadora de Infectologia, Suely Alves. O Setor de Infectologia integra o Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Para a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, ações como essas palestras colaboram e muito com o conjunto do trabalho realizado para melhorar a saúde na cidade. “Dentro da concepção de gestão de saúde humanizada, trazida pelo prefeito dr. Isael Domingues, precisamos entender a saúde também como prevenção e não só como atendimento e tratamento às doenças. As palestras educativas e ações de conscientização são uma forma muito eficiente de colaborar com a prevenção junto aos mais diversos públicos, e todos são beneficiados”, avaliou.

  • A psicóloga da Infectologia e especialista em Saúde Pública, Débora Soglio, fala aos estudantes