Secretaria de Cultura apresenta peça teatral gratuita neste fim de semana

Colaborou com o texto: Bruna Silva
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do FMAPC/Proac-Municipios, realizará, neste fim de semana, apresentações de peça teatral gratuita. A apresentação será da peça “A história de Bernarda Soledade”, em quatro pontos diferentes da cidade, e no domingo (1º/9) fará a abertura do Festil ((Festival Nacional de Teatro Estudantil de Pindamonhangaba)) e faz parte do projeto “Mulheres Guerreiras”.
Uma casa em ruínas, tomada por plantas e memórias. Três moradoras deslocadas de suas vidas e lutando para resistir. A mãe Gabriela e suas duas filhas, Inês e Bernarda, são as únicas sobreviventes de um trágico massacre. O enredo permeia presente e passado para contar a história de ascensão e queda da família Soledade. Bernarda Soledade desafia as relações de territorialidade e de sangue numa vertiginosa jornada pelo poder. Em cena, entre os universos masculinos e femininos, estão dez atrizes-narradoras numa encenação repleta de música, dança e poesia visual em torno da temática do empoderamento feminino. A peça é inspirada no texto do célebre autor pernambucano Raimundo Carrero.
As apresentações (quadro ao lado) acontecem neste sábado (31), no Parque da Cidade, em dois horários: as 10 e às 15 horas. No domingo (1º/9), às 15 horas, no Teatro Galpão. E para concluir a agenda, na segunda-feira (2), às 14 horas no Senac e às 19h30, na Fasc (Faculdade Santa Cecília). A peça possui classificação indicativa de 14 anos e é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.