Secretaria de Cultura e Turismo apresenta cinco oficinas gratuitas para março

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com a Organização Social Poiesis, apresenta cinco capacitações gratuitas voltadas para a área cultural. As oficinas serão virtuais por meio da plataforma Zoom e seguem o calendário mensal de oficinas culturais prevista para o mês de março. De acordo com a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, as oficinas abrangem diversas linguagens culturais. “O objetivo das atividades é aproximar pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas”, aponta Rebeca.

Confira a programação completa: 

Oficina de Fotografia: 

30 vagas por turma
Público-alvo: interessados em geral.

Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/VjXi8KVwwCu8pWpY9.

Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/5T9RfjEPNxgXzfV2A.

A oficina se propõe a apresentar trabalhos de referência e debate sobre as possibilidades de construções visuais e artísticas na fotografia. Também expõe ferramentas para a apropriação dos processos de criação e propõe exercícios que estimulem os participantes a criarem séries fotográficas, de forma que possam narrar suas próprias experiências pessoais e utilizar a fotografia como ferramenta de expressão social e artística.

Documentário: O inicio de um processo

30 Vagas
Público-alvo: Documentaristas iniciantes e estudantes de Cinema e TV.

Link de inscrição: https://forms.gle/wyq1ZMNcar8G7GkE9.

A oficina pretende apresentar os primeiros passos para que documentaristas iniciantes consigam entender o processo para o desenvolvimento de um projeto. Serão abordados o processo criativo e a tomada de decisão sobre a alma do projeto, sua estrutura e desenvolvimento da produção.

Palestra Arte Urbana e Futebol: 

60 Vagas
Inscrições: 7/2 até o preenchimento das vagas.

Público Alvo: Estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos.

Seleção: primeiros inscritos.

Link de inscrição: https://forms.gle/oN1e89EajaVTmkA98.

Arte urbana é um termo que pode definir muitas formas de ocupação dos espaços públicos e privados, principalmente nos grandes centros urbanos desde a década de 1670 até os dias atuais. Esta proposta tem por objetivo dialogar sobre ocupação artística urbana e sua relação com futebol em diferentes contextos ao redor do mundo.

Oficina: Escrita de Projetos- Organização de ideais, contextos e narrativas artísticas

25 vagas por turma
Público-alvo: Artistas de todas as áreas, estudantes de arte e demais profissionais envolvidos com produção cultural, acima de 16 anos.

Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/wG92Xi26wqcZaZSn7.

Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/aSjFdv55gzRTtgb76

A oficina destina-se a artistas, estudantes de todas as artes e demais profissionais envolvidos com produção cultural interessados na escrita artística, organização e desenvolvimento de projetos. As aulas abordam a estrutura dos argumentos, a importância da narrativa e a organização do discurso artístico.

Oficina: Narração de histórias para educadores e curiosos

20 Vagas
Público-aula: Adultos, preferencialmente educadores, sem conhecimento ou iniciantes na arte de narrar histórias.

Materiais necessários: Cada participante deve trazer uma história curta, extraída de livros ou histórias orais.

Link de inscrição: https://forms.gle/VXxcgBSMhzm3cMkK7. A atividade visa capacitar educadores e curiosos para a atividade de contar histórias utilizando recursos variados, centrada no participante: valorizando suas experiências e expectativas para o mundo da educação e tendo como foco a pessoa-narradora.