Secretaria de Cultura e Turismo apresenta mais quatro oficinas gratuitas

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba apresenta mais quatro oficinas para público a partir dos 16 anos, com vagas limitadas. As atividades são gratuitas e fazem parte do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado, gerenciado pela organização social Poiesis. Segundo a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, as oficinas abrangem diversas linguagens culturais. “O objetivo das atividades é aproximar pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas”, aponta Rebeca.

Palestra Graffiti – Transformando vidas e lugares por meio da Arte
Coordenação: Dinas Miguel
Data e horário: 6 de maio – 18h às 20h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas – 100 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUkdumhrjwqG9ykxND27CmxBBGIlYQZ94_N
Descrição: A Palestra traz a possibilidade de uma conexão mais sensível da Arte, fazendo uma viagem desde a Arte Rupestre até o século XXI.
Além do contexto histórico, o artista irá compartilhar sua trajetória, tendo mais de 20 anos fazendo graffiti e falará sobre suas formações e prêmios, elencando os prazeres e desafios de como é viver de arte.

Oficina Aprendendo Música com Percussão
Coordenação: Ronaldo Crispim
Datas e horários: 11 de maio – 18h às 20h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas – 50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwrceCppzgpE9PnQ9iaQ8hc7ytGbH_UwES_
Descrição: Oficina de iniciação à percussão corporal para aprender como fazer música utilizando apenas recursos do corpo como palmas, estalos, batidas no peito, voz e outros. Com atividades práticas envolvendo noções básicas sobre rítmica, quem participa pode desenvolver sua musicalidade e coordenação motora por meio de jogos e enquanto aprende sequências como do rock e do samba. É aberto a pessoas interessadas em geral com ou sem experiência musical prévia.

O que é fotografia de rua? Dicas essenciais para fotografar nas ruas
Coordenação: Maneco Magnesio
Data e horário: 10 de maio, das 18h às 21h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas – 100 vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqdOmtpzovGNV8cTJfVO-D26vrI2S4TDNz
Descrição: A proposta da palestra é abordar os princípios básicos da Fotografia de Rua na forma de um breve manual. Com dicas essenciais para fotografar nas ruas, equipamentos mais indicados, sua origem dentre as demais vertentes da fotografia, suas referências principais durante os séculos XX e XXI e ainda um panorama geral sobre a legislação que rege, no Brasil, as possíveis abordagens para fotografar pessoas, lugares públicos e privados, posicionamento ético do fotógrafo, além da relação de direito do autor e de uso de imagem, nas suas publicações em redes sociais, livros, entre outras.

Panorama de Hilda Hilst
Coordenação: Marcos Visnadi
Data e horário: 5 de maio – 18h à 20h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas – 100 vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: a partir de 16 anos
Link para inscrição:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqd-2hrTosG9GcyNBEA3lPc5Tc5j-hviza
Descrição: A obra da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004) é vasta e variada. Sendo às vezes reconhecida, às vezes ignorada pela crítica e pelo público, ela lançou dezenas de livros ao longo de quase cinquenta anos, produzindo poesia, dramaturgia, prosa de ficção e crônica. A palestra visa apresentar um panorama dessa produção, indicando possíveis entradas para novos leitores e caminhos ainda não explorados por aqueles que já a conhecem.