Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia capacitação em mercado de exportações

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pindamonhangaba apoia duas capacitações para empreendedores que buscam adentrar no mercado de exportação. A primeira é o “Seminário SP Export e Poupatempo do Exportador”, que acontecerá nos dias 24 e 25 de março, das 14 às 18 horas.
Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a palestras com especialistas de instituições ligadas ao comércio internacional. Ao final do dia haverá plantão de dúvidas no Poupatempo do Exportador com atendimentos individuais por videoconferência. O evento é online e gratuito. Serão mais de 15 temas abordados, entre eles ‘Logística Internacional Simplificada’; ‘Financiamento para Exportação’ e ‘Como proteger marcas no Brasil e no exterior’.
A inscrição pode ser feita pelo link: https://zoom.us/webinar/register/WN_duiasWA_To2V0lTFwnt8bQ
Já o “Exporta SP” – Programa Paulista de Capacitação para Exportações é o maior programa de capacitação para exportações já realizado no Estado de São Paulo, feito por meio de plataforma online.
A capacitação tem a duração de quatro meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Ao longo do treinamento, temas sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são ministrados por especialistas da Fundação e Instituto de Administração (FIA).
Para participar do “Exporta SP”, os interessados devem se cadastrar no site da Investe SP e passar por um processo de seleção. A plataforma avaliará o estágio em que a empresa se encontra para acessar o mercado externo. Caso seja selecionada, a empresa receberá o contato de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento. As inscrições vão até o dia 2 de abril, com limite de 200 vagas. O “Programa Exporta SP” capacitará apenas uma pessoa de cada empresa e, para garantir a sustentabilidade dos resultados, sugere-se que seja a liderança executiva.
O evento é gratuito e tem previsão de início dia 29 de abril. O cadastro pode ser feito pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSci3hftS6eYqxvsINeVWjdljyMpx3fsnrcWqwNwTNNnggr7tg/viewform
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pindamonhangaba, Roderley Miotto, as duas capacitações são oportunidades para os experientes e não experientes do ramo. “Quem pensa em entrar no mercado exterior precisa se capacitar muito. Da mesma forma que o empresário já atuante nessa área, precisa estar atualizado com as inovações”, aponta Roderley.