Secretaria de Educação apresenta protocolo sanitário para a Rede Municipal de Ensino

Com a adoção do protocolo sanitário na rede municipal de ensino, no último dia 20 e 21, a Secretaria de Educação, em parceria com o Departamento de Atenção ao Servidor Público e Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, realizou mais um encontro, desta vez, com gestores das instituições privadas de educação infantil e terceiro setor.
O encontro teve o objetivo de apresentar o protocolo sanitário municipal e dar parâmetros para garantir a segurança sanitária na retomada das aulas presencias no início do mês de agosto, determinadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Cuidamos para que toda a atenção fosse dada para garantir a segurança aos professores e alunos da rede de ensino”, afirma a secretária Municipal de Educação, Luciana de Oliveira Ferreira.
O protocolo contempla desde aferição de temperatura, no acesso às unidades escolares até como proceder frente ao surgimento de caso suspeito de covid-19.
“A participação de toda a sociedade, incluindo os pais e responsáveis pelas crianças/alunos, se faz necessária para garantir a retomada das aulas com segurança”, declara o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos a Saúde, André Marcos Pereira.
Segundo a Anvisa, todas as vacinas disponíveis no Brasil foram aprovadas pelo órgão e são seguras e eficazes com o objetivo em atenuar a hospitalização de possíveis pacientes.
“Ainda que os colaboradores da rede privada de ensino estejam vacinados, a adoção do protocolo sanitário é de importância grau máximo para proporcionar a retomar das atividades escolares com a segurança necessária, sendo de responsabilidade coletiva seu cumprimento no ambiente escolar”, informa a diretora de Gestão Escolar Célia Regina Ascenço.
A retomada das atividades escolares foi palco de discussões em nível nacional, sob a ótica das crianças serem possíveis potencializadores da disseminação da doença, covid-19.
De acordo com o Departamento de Proteção ao Servidor Público, com os números e estudos realizados, a questão se torna ultrapassada por especialistas ao reafirmarem que a retomada, com segurança, é de extrema necessidade com olhar no prejuízo causado na formação dos alunos e no impacto emocional e social que o distanciamento tem causado.

  • Créditos da imagem: Divulgação