Secretaria de Educação promove concurso de alimentação escolar

Colaborou com o texto: Jennifer Gonçalves
***
Na última sexta-feira (18), o Setor de Alimentação Escolar (SAE) da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura promoveu um concurso de seleção de receitas. Dando continuidade à edição de 2016, as ASGs que trabalham nas cozinhas de nove unidades de ensino da rede municipal estiveram presentes.
Foram apresentadas 14 receitas, entre doces e salgados, elaboradas exclusivamente com os ingredientes enviados pelo SAE. O intuito foi incentivar a elaboração de pratos nutritivos e saudáveis com produtos disponíveis nas escolas do município.
A comissão julgadora foi formada pela Equipe de Nutrição Escolar, Gicelli Karina, Maria Helena Delfino, Regiane Nogueira e Patrícia Virginia; estavam presentes também o representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) Osvaldo de Oliveira, a gestora de unidade Luciana Saquetti Rosas, a diretora administrativa da educação, Rosemeire de Oliveira Nascimento, e o secretário de educação professor Júlio Valle. Eles deveriam julgar o visual, sabor, textura e a criatividade de cada prato.
O secretário de educação Júlio Valle comenta sobre a sua participação. “Participar do concurso de receitas foi bastante emocionante justamente por proporcionar a vivência de um momento que se compartilham saberes, práticas de cozinha e, sobretudo, muito carinho pelas crianças que hoje estudam na rede municipal”, disse.
O objetivo do concurso é de valorizar e estimular a criatividades das ASGs. Elas puderam falar um pouco sobre suas receitas e todas ressaltaram que tudo havia sido feito com muito amor e carinho, além de pensar na praticidade do dia a dia.
As receitas vencedoras integrarão o cardápio de alimentação da rede municipal, para que sejam servidas em datas comemorativas. A receita salgada vencedora foi o “Arroz Carreteiro Nutritivo”, feito pelas ASGs Rosemeire e Ângela, da Escola Municipal Professsora Yvone Aparecida Arantes Corrêa. Já o doce vencedor foi a Surpresa Rosa, feito pela Roseli e Rosemary, representantes da EM Aníbal Ferreira Lima.

  • A comissão julgadora participou da degustação e avaliou as 14 receitas doces e salgadas