Secretaria de Meio Ambiente implanta instalação modelo em sustentabilidade

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura implantou, em sua sede, ações para tornar o prédio uma instalação modelo em sustentabilidade. A iniciativa integra o Programa Município Verde-Azul.
A sede da Secretaria fica no portal do Parque da Cidade, um local que recebe vários visitantes diariamente. De acordo com a equipe do Departamento de Meio Ambiente, a ação foi realizada neste local para que as pessoas que já frequentam o Parque possam conhecer e levar as ideias para implantarem em suas casas, multiplicando o pensamento de que a sustentabilidade pode ser simples.
O relatório divulgado pela instituição informa ainda que o prédio foi indicado como modelo pois, além de já contar com algumas características sustentáveis como janelas e portas grandes, pé direito alto e jardins, também abriga a Secretaria de Meio Ambiente do município.
As ações são: Coleta da água do ar condicionado para reuso na regação das plantas; Reuso de papel para bloco de rascunho: Diminui a geração de resíduos dando um segundo uso para os papéis; instalação de fossa séptica ecológica: Gera economia de água no tratamento dos resíduos dos banheiros; Iluminação e ventilação natural graças ao pé direito alto, janelas e portas grandes, que contribuem para economia de energia; Substituição de copos descartáveis por copos reutilizáveis: Diminui a geração de resíduos pelo funcionários da secretaria; Instalação de lixeiras para reciclagem: Incentivam e contribuem para a reciclagem de materiais pelos visitantes; Bicicletário: Incentivam o uso de bicicleta para o transporte; Redutor de vazão nas torneiras: Reduz a quantidade de água no dia-dia; implantação de quadro de anotações: Contribui para a redução de uso de papel; e instalação de rampas de acesso em vários pontos do Parque.

  • Coleta de água do ar condicionado é reutilizada para regar plantas - Créditos da imagem: Divulgação