Secretaria de Saúde do Estado alerta para dengue tipo II

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo emitiu nessa semana, um alerta sobre dengue tipo II. De acordo com informações da Secretaria de Saúde paulista, até então só circulava o vírus tipo I no estado. A atenção deve ser redobrada, já que 19 municípios registram a incidência do vírus tipo II.
A dengue tipo II, que antes era considerada hemorrágica, atualmente é identificada como dengue grave pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Não é mais utilizada a nomenclatura de dengue hemorrágica, pois nem todos os casos graves de dengue envolvem hemorragia. Conforme o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, o risco da dengue tipo II é principalmente para pessoas que já tiveram dengue I, uma vez que essa segunda infecção pode ter uma evolução de maior gravidade.
Em Pindamonhangaba, o alerta reforça a importância de cada pessoa vistoriar seu quintal, para acabar com os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
“A prevenção para esta doença continua sendo a vistoria em todos os imóveis e em locais que possam acumular água, é primordial a conscientização dos moradores”, destaca o diretor do Departamento de Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura de Pinda, Rafael Lamana. Os agentes de controle de vetores continuam fazendo visita casa a casa nos bairros da cidade para conversar com os moradores e alertar sobre possíveis focos de criadouro ao mosquito Aedes aegypti.
Ainda neste último mês, o Departamento de Riscos e Agravos à Saúde esteve fazendo a medição da ADL (análise de densidade larvária) para identificar como está a incidência de criadouros no município, em breve os dados serão divulgados. Neste ano, Pindamonhangaba registra apenas um caso de dengue confirmado, até o momento.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta (superior a 38.5°C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.