Secretaria de Saúde intensifica conscientização sobre a hanseníase

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realiza na próxima semana, do dia 28 a 31, distribuição de informativos sobre a hanseníase. O intuito é conscientizar a população sobre a doença, busca pelo diagnóstico e tratamento. A ação faz parte do calendário do Ministério da Saúde, chamada Janeiro Roxo.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, durante a próxima semana, os moradores de Pindamonhangaba poderão buscar apoio nas unidades de saúde da cidade que estarão promovendo uma busca ativa de casos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.
Os sinais e sintomas mais freqüentes da doença são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato), que podem principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas, áreas com diminuição dos pelos e suor, dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés, diminuição sensibilidade e/ou força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos, úlceras de pernas e pés, caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos, febre, edemas e dor nas juntas, entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e dos olhos.
As pessoas podem procurar a unidade de saúde mais próxima dentro do horário de atendimento, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, para obter mais informações.