Secretaria de Saúde prepara ‘Janeiro Branco’

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realiza, neste mês, o “Janeiro Branco”, que chega à sexta edição mundial. A campanha foi idealizada para que as pessoas se atentem aos transtornos mentais, principalmente à depressão.
Para comemorar a data, serão realizadas duas palestras sobre depressão, no dia 25 de janeiro, às 8 horas, no centro comunitário do Azeredo, e às 14 horas, no Caps (rua Major dos Santos Moreira, 28, bairro São Benedito). As palestras são abertas ao público e ambas serão ministradas pelo Grupo Saúde e Vida, que está engajado no movimento de conscientização e prevenção aos transtornos mentais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.
Além disso, pessoas com depressão normalmente apresentam vários dos seguintes sintomas: perda de energia, mudanças no apetite, aumento ou redução do sono, ansiedade, perda de concentração, indecisão, inquietude, sensação de que não valem nada, culpa ou desesperança, e pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmas. Vale destacar que a depressão pode afetar qualquer pessoa, não é um sinal de fraqueza e é um transtorno tratável por meio de psicoterapia, medicamentos antidepressivos ou uma combinação de ambos.