Secretaria de Saúde promove debate sobre suicídio

Ação fez parte do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à conscientização e prevenção

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Na última terça-feira (10), a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do Caps, realizou o “Encontro em prol da vida” com diversos líderes religiosos, a fim de discutir medidas de valorização da vida, no auditório do Senai. O evento contou com a presença da secretária de Saúde da Prefeitura, Valéria dos Santos, e do diretor de Atenção Especial, José Carlos Pinto.
Como parte do “Setembro Amarelo”, o encontro contou com representantes do budismo, espiritismo, candomblé, catolicismo, protestantismo e também da umbanda, além de um psiquiatra. Durante a atividade, também foi discutido sobre a visão do suicídio, conforme o ponto de vista de cada segmento religioso. Orientações também foram dadas, com enfoque sobre como prestar auxílio a alguém que está passando por essa situação.
“Foi bem emocionante, todos os líderes trouxeram experiências que já tiveram com casos de suicídio, após a fala deles, duas pessoas deram depoimentos próprios também. Todos nós saímos de lá muito emocionados e felizes em promover esse gênero de debate”, comentou a articuladora de Saúde Mental, Caroline Alen Rosolem.