Secretarias do Estado de SP concluem plano das rotas cênicas da Serra da Mantiqueira

Representantes das Secretarias de Estado do Turismo, Logística e Transportes, Infraestrutura e Meio Ambiente estiveram em São Bento do Sapucaí para a apresentação e formalização da entrega do masterplan das Rotas Cênicas da Mantiqueira.
A proposta, elaborada pela pasta do Turismo, apresenta as sugestões das intervenções nas rodovias da região, visando torná-las mais atraentes. São mirantes, paradouros, observatórios, passarelas elevadas (skywalks), pontos de informação e apoio aos turistas além de sugestões de serviços que podem vir a ser prestados pela iniciativa privada, com cafés e outros empreendimentos.
As rotas cênicas fazem parte do projeto Rotas Turísticas, que visam incentivar as viagens pelo Estado e estão divididas em temas, como Gastronômicas, Peregrinas, Náuticas, Cicloturísticas e Cênicas.
A Secretaria de Logística e Transportes tem papel fundamental no projeto. Avaliará como incorporar a proposta ao edital de recuperação das estradas da Serra da Mantiqueira, incluindo as intervenções necessárias para viabilizar as demandas específicas das rotas cênicas.
A proposta da secretaria de Turismo é concluir, em uma primeira fase, as propostas de rotas cênicas para quatro regiões do Estado: Vale do Ribeira, entregue em maio para a Secretaria de Logística e Transportes, Serra da Mantiqueira e as duas próximas: Circuito das Águas e Litoral Norte.
Pindamonhangaba está inserida na “Rota Vertentes da Serra”. Como o próprio nome indica, passa pela parte inclinada da Serra da Mantiqueira. No trajeto sinuoso, é possível ver aclives e declives, curvas abertas e acentuadas, em cenários panorâmicos com mirantes naturais. Ao longo da rota o que não faltam são lindas paisagens, formadas pelo maior maciço montanhoso do Brasil, incluindo os grupos que formam os famosos picos da região, como o Pico Itapeva e o Pico Agudo, referências na prática de esportes aéreos como voo livre, paraglider e asa-delta.
Além de Pinda, essa rota contempla os municípios de Tremembé, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão.

  • Créditos da imagem: Divulgação