Segue a vacinação contra a influenza (gripe)

colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba realiza, neste sábado (12), o “Dia D” da vacinação contra a influenza, dado como o mais importante da Campanha Nacional de Vacinação.
No dia “D”, a vacina estará disponível nos seis postos: Ciaf, Araretama II, Crispim, Cisas, Cidade Nova e Terra dos Ipês, das 8 horas até as 17 horas. Além da Praça Monsenhor Marcondes, das 7 às 17 horas.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza iniciou a imunização de acordo com o cronograma dos grupos prioritários no dia 23 de abril vacinaram-se os idosos, indígenas, trabalhadores da área da saúde; no dia 2 de maio começou a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e no dia 9 de maio comorbidades, professores e presos. O cronograma foi estabelecido para que não ocorressem transtornos no momento da vacinação, porém aqueles que ainda não se vacinaram e estão nos grupos prioritários podem se dirigir até a unidade de vacinação mais próxima neste sábado.
Toda a população dos grupos prioritários pode tomar a vacina, desde que não tenha alergia severa à proteína do ovo.
Para 2018, Pindamonhangaba possui a meta de imunizar 32.000 pessoas, segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica mais de 10.040 pessoas foram imunizadas na campanha deste ano até momento. Em 2017, foram vacinadas 31.447 pessoas, alcançando 101,2% da população.
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Rafael Lamana, orienta que o principal meio de imunização contra a Influenza é a vacina. Para intensificação da campanha, a Secretaria de Saúde da cidade indica alguns cuidados de prevenção como: constante higienização das mãos, ao tossir ou espirrar proteger com lenço ou mãos, manter os locais sempre bem arejados e evitar aglomerações.

  • O “Dia D” será neste sábado (12) em diversos pontos da cidade