Editorial : Segurança no trânsito

No mês de julho, Pindamonhangaba registrou uma queda de 43% no número de acidentes fatais e não fatais, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo, através do portal Infosiga, os dados apresentaram o registro de 50 ocorrências neste ano contra 88 em 2020, no mesmo período.

O levantamento apontou ainda que os pontos críticos e que mais registravam acidentes eram: rotatória do Tenda (Anel Viário); rotatória João do Pulo e rodovia Manoel César Ribeiro –; mas em julho deste ano não teve registro de ocorrências nestes locais.

A prefeitura entende que essa queda é consequência de ações que vêm sendo realizadas no município como a implantação de luminárias de LED nas principais rotatórias da cidade; construção de novos trevos e rotatórias e revitalizações desses espaços – o que colabora para melhorar a visibilidade tanto dos motoristas e ciclistas quanto dos pedestres.

Além das ações do poder público e dos órgãos responsáveis pela segurança no trânsito de cada cidade, sabemos que todos nós – pedestres ou motoristas – temos um papel fundamental na busca constante por melhorar esses índices: devemos cumprir com afinco as leis de trânsito e não nos esquecermos da cortesia – tão falada pelos instrutores, mas pouco colocada em prática em nosso dia a dia.

Sair de casa atrasados; mexer no celular enquanto dirige; andar sem cinto de segurança; virar sem dar seta, entre outras atitudes costumeiras que devemos eliminar da nossa rotina, pois evitam ocorrências e até mesmo tragédias.

Segurança no trânsito sempre foi e sempre será “uma via de mão dupla”!