Editorial : Segurança pública: um trabalho conjunto

Os números ainda não são os melhores porque a proposta é reduzir cada vez mais e, se possível, zerar esses índices. Mas, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo, Pindamonhangaba apresentou a maior redução da taxa de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no primeiro semestre de 2017, comparado a outros municípios da região.

De janeiro a junho foram registrados nove homicídios dolosos em Pinda, sendo que no mesmo período do ano passado, o índice foi de 19. Houve uma redução de 52,5% em 2017, o que representa menos que a metade das ocorrências registradas em 2016.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Estadual, Pinda também apresentou um número menor de ocorrências, em comparação com as principais cidades da região, inclusive com as que têm menos habitantes. São José dos Campos registrou 21 homicídios dolosos este ano; Taubaté, 23; Jacareí, 10; Guaratinguetá, 12; Lorena 10; Caraguatatuba, 13; e São Sebastião 9.

O retorno da Atividade Delegada no município (com o aumento do número de policiais de 12 para 25, e com perspectiva de chegar a 32) e a instalação do COI (Centro de Operações Integradas) devem reforçar ainda mais a segurança na cidade.

O trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar, a prefeitura, o terceiro setor e projetos como o “Vigilância Solidária”, por exemplo, ajudam a minimizar situações vulneráveis. Além disso, iniciativas que tiram crianças e jovens das ruas, como práticas esportivas e culturais, contribuem para melhores cidadãos futuros.