Seis projetos de startups de Pinda irão integrar hub de tecnologia

Seis projetos de startups de alunos e ex-alunos da Fatec Pinda foram aprovados para integrar o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT). Os
projetos individuais e startups selecionados desenvolverão suas ideias, produtos e serviços no HITT, localizado no shopping Via Vale Garden. Projetos individuais são aqueles desenvolvidos por pessoas físicas, enquanto startups são empresas com modelo de negócios repetível e escalável.
Os projetos de Pinda que foram aprovados são Aluminare, Dez Esperados, Fast Grill, Fat Bee, Naveg e Você Recicla. Todos vieram da Escola de Inovadores da Fatec.
O processo seletivo para integrar o HITT ocorreu em duas etapas. Na primeira, as propostas foram avaliadas seguindo alguns critérios, como a aderência às verticais, a geografia e a disponibilidade dos empreendedores. Já na segunda etapa, os candidatos pré-selecionados apresentaram seu pitch para uma banca externa avaliadora composta de professores, mentores e empresários da região.
Para Joana Ribeiro, head de inovação do hub, o resultado final superou as expectativas. “Em um primeiro momento não imaginávamos que a adesão fosse tão grande, por isso, termos chegado a quase 30 projetos mostra a grandeza do programa”, contou.
Os projetos que passarão a compor o HITT se encaixam em uma das sete verticais de negócio do hub, que são Agritech, Edutech, Healthtech, Indústria 4.0, Retailtech, Indústria Criativa e Smart Cities.
Entre os projetos que serão desenvolvidos, destacam-se aplicativos de mobilidade, produtos de saúde bucal, serviços voltados para a educação e tecnologias direcionadas à agricultura. “Considero que o primeiro edital foi um sucesso e, em breve, lançaremos outro. Estamos animados com esse marco na cidade de Taubaté e esperançosos de que todos realmente ocupem este espaço para que possamos iniciar as atividades de desenvolvimento de empreendedorismo inovador”, disse Joana.
O HITT é um programa que visa contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico e da região, por meio de ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica, orientando profissionais para aos desafios do empreendedorismo.
O HITT oferta uma estrutura de bens e serviços compartilhados e disponibilizados num ambiente de inovação instalado em ponto estratégico, o “hub”.
O Hub desenvolve e tem acesso a um conjunto de serviços necessários para o apoio à criação, ao desenvolvimento e à aceleração de startups. O ambiente disponibilizado conta com salas individuais de diferentes metragens, espaços para coworking, salas de reunião e/ou treinamento, copa, banheiros e área de convivência com mobiliários, materiais de decoração e equipamentos de apoio à criação e ao desenvolvimento das organizações.
de reunião e/ou treinamento, copa, banheiros e área de convivência com mobiliários, materiais de decoração e equipamentos de apoio à criação e ao desenvolvimento das organizações.5

  • Créditos da imagem: Divulgação